domingo, 3 de outubro de 2021

"OS PEQUENOS VESTÍGIOS" : O BOM FILME POLICIAL ESTÁ DE VOLTA

     

Malek e Denzel "dando uma prensa" em Leto


      Pra quem gosta daqueles filmes policiais que infestaram os anos 90 e o começo dos anos 2000, esse é um programão. Pra começar, a história se passa no começo da década de 90. A trilha sonora é muito boa, com alguns clássicos da música americana. A trilha original foi composta pelo ganhador do Oscar, Thomas Newman ("Beleza Americana" e "Estrada para a Perdição"). O filme é dirigido por John Lee Hancock ("Um Sonho Possível", "Walt nos Bastidores de Mary Poppins"). Estrelado pelos "oscarizados" Denzel Washington, Rami Malek e Jared Leto.
    A produção traz, obviamente, a estética daquela época (lá se vão quase 30 anos!) e também tem uma pitada de cinema "noir" com drama e iluminação. 
    A história: Denzel (aqui esqueça o policial fortão e musculoso. Ele está gordo e pançudo. Seria resultado da pandemia???) é o delegado adjunto Joe Deacon, do condado de Kern que é mandado para Los Angeles para uma rápida coleta de provas. Ele acaba se envolvendo na caçada a um assassino em série. O colega dele é o delegado Jim Baxter (Malek). Jared Leto é Albert Sparma, suspeito dos crimes. 
    Deacon é aquele clássico tira cansadão, que quer resolver tudo na porrada. Baxter é o policial idealista, cumpridor do "manual" da Polícia, mas que admira o jeito de Deacon trabalhar. Um diálogo mostra bem isso. Ao examinarem várias fotos de mulheres mortas, rola o papo:
    Baxter: "Por que você faz tudo isso? Essa investigação? Eu faço por essas mulheres. Para que isso não se repita."
    Deacon: "Eu faço isso por mim..."
    A busca pelo criminoso desperta lembranças de investigações de personagem de Denzel. São flashbacks que vem e que vão em boa parte do filme. Isso deixa o sujeito atormentado. 
    Sparma (Leto) o suspeito, tem o "jeito de ser e de viver" de quem você diz: "É ele!". Tem um olhar assustador e um comportamento estranho. Mas... será???
    O fim do filme é dúbio e fica meio em aberto. Bora Pensar! minha gente...bora assistir!
    Uma outra passagem do encontro de Deacon e Baxter é quando o personagem de Malek pergunta para o personagem de Denzel:
    --- "Você é um policial consagrado, resolveu inúmeros crimes. Por que nuca ganhou uma promoção."
    ---- "Vai ver que é porque rezei na igreja errada..."
    E "rezar na igreja errada" é um problema para profissionais de várias áreas...
    O filme se chama "Os Pequenos Vestígios" porque o personagem de Denzel Washington fala (mais de uma vez):
    --- "São nos pequenos vestígios que a gente pega os caras" [criminosos].
    Conclusões: Denzel continua sendo um dos maiores astros do cinema.... Ramí Malek (com aquele bico de Pato Donald ou de "limpa trilha") se supera a cada filme... e Jared Leto é melhor ator do que cantor...
    
    Importante: Pra quem tem NET, o filme está disponível no Telecine e na HBO. Só que...no Telecine, ele é "lançamento" e você precisa pagar R$ 14,90 para assistir. Na HBO, você não paga nada...