sexta-feira, 22 de outubro de 2021

TRAGÉDIA NO SET: ALEC BALDWIN MATA DIRETORA DURANTE GRAVAÇÃO DE FILME

   

Foi um tiro acidental disparado de uma arma cenográfica. Mas acabou resultando em uma tragédia: O ator Alec Baldwin, 63 anos, matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42 anos, durante a gravação de "Rust", filme ambientado em 1880 no Novo México, Estados Unidos. De acordo com as informações iniciais de um assessor de Baldwin: "Houve um acidente envolvendo uma falha de ignição de uma arma cenográfica".
    Mas não é só: No incidente, o diretor de "Rust", Joel Souza, 48 anos, ficou ferido pelo disparo da arma. Apesar do nome, Joel não é brasileiro. Ele é americano de Palo Alto, Califórnia. O diretor foi levado para um hospital e, de acordo com a polícia, o estado dele é "crítico". Joel tem esposa e dois filhos.
    É óbvio, mas vamos lá: armas cenográficas ou "de adereço" (ou, como diz o povo, "de brincadeira", de "mentirinha") são feitas justamente para que não causem acidentes. São réplicas de armas verdadeiras e usam, em muitos casos, as "balas de festim". Têm, ainda, dispositivos de segurança. 
    A investigação está só no começo. Precisaremos de respostas para várias perguntas: Que arma era essa? Que munição era usada? Foi na gravação do filme, num ensaio, ou num intervalo? A diretora de fotografia e o diretor foram atingidos pelo mesmo projetil? Em que região do corpo Halyna foi ferida? Essa arma já havia sido usada em outras cenas? 
    Até o momento, o ator Alec Baldwin não se pronunciou sobre a tragédia. 
    Halyna Hutchins era, também, jornalista profissional formada pela Universidade Nacional de Kiev, na Ucrânia, seu país de oigem. Trabalhou com jornalismo investigativo na Europa. Nos Estados Unidos, em Los Angeles, estudou cinema.
    Em 1993, aconteceu um outro acidente fatal num set que ficou mundialmente conhecido. Um tiro acidental matou o ator Brandon Lee (filho do também ator/lutador Bruce Lee) durante as gravações do filme "O Corvo". Nesse caso, a produção esqueceu de remover uma bala de verdade do tambor do revólver.


Halyna e Joel


Alec Baldwin no set de "Rust"