segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

F1: NELSINHO "TRAPACEIRO" PIQUET AJUDOU, COM "ACIDENTE", A HAMILTON SER CAMPEÃO

    


    Ano 2008. GP: Singapura. Nelsinho Piquet era companheiro de Fernando Alonso na Renault. Veio a ordem do boxe: "Nelsinho, causa um acidente . Bate o carro pra entrar o safety car." O comando foi dado por Flávio Briatore, então chefão da escuderia. A trapaça seria para beneficiar Alonso. Quem liderava a prova?  O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari...
    Piquet bateu o carro, entrou o safety car e isso induziu Massa e outros pilotos a irem para os boxes para reabastecimento (naquela época era permitido) e troca de pneus. O episódio foi marcado, ainda, por uma trapalhada da escuderia italiana: Entrou pra história aquela imagem de Massa "arrastando" a mangueira de abastecimento. O brasileiro se deu mal e acabou em 13º lugar. A perda de pontos nessa corrida seria decisiva para o campeonato.
    Quem se deu bem foi Alonso que venceu a corrida. O plano deu certo. Mas o que deu errado é que a Renault decidiu demitir Nelsinho em 2009. Revoltado, o piloto foi à FIA - Federação Internacional de Automobilismo - e denunciou (com detalhes) a trapaça do ano anterior. Resultado: "Bandeira preta" para Briatore (banido da F1). O então diretor de engenharia da equipe, Pat Symonds, pegou 5 anos de suspensão. Nelsinho, por ter colaborado com as investigações, não sofreu punição. Continuou no automobilismo, mas teve de trocar de categoria.
    De volta ao campeonato de 2008: A última prova foi em Interlagos e teve final dramático para Felipe Massa. O brasileiro venceu a corrida e "achava" que era campeão. Mas... na última volta, Lewis Hamilton (que corria pela McLaren), fez uma ultrapassagem e acabou na frente de Massa no número de pontos: 98 a 97. Foi o primeiro título do inglês na Fórmula 1.
    Agora "corremos" para 2021:
    Nelsinho comemorou o título do cunhado dele, Max Verstappen (que é namorado de Kelly, irmã de Piquet), e  tentou "tirar sarro" de Lewis Hamilton ao aparecer, no domingo, com a camiseta "Patrão é Meuzovo", em referência ao apelido de "patrão" do piloto inglês.
    Independente da "torcida" do cunhado, Verstappen é o primeiro holandês a conquistar um título na F1, e o quarto piloto mais jovem.  Ele tem 24 anos e 73 dias. Os outros campeões jovens: Alonso (24 anos e 58 dias); Hamilton (23 anos e 300 dias); e Vettel (23 anos e 134 dias).

    Curioso: Tem gente formulando a "teoria da conspiração" em 2021, achando que a batida de Lafiti em Abu Dhabi foi "proposital" para prejudicar Hamilton. Mas nesse caso é diferente. Quem fornece os motores para a Williams (time de Lafiti) é a MERCEDES, que é a equipe de Hamilton. Ou seja, a MERCEDES não iria querer "prejudicar" ela mesma...