quarta-feira, 9 de março de 2022

OS RUSSOS TÊM FOME DE QUÊ? OS RUSSOS TÊM SEDE DE QUÊ?

    


    Primeiro a ex-URSS sofreu a "invasão" de empresas capitalistas. Agora, a Rússia invadiu a Ucrânia (ação considerada um atentado à liberdade pelos governantes do mundo ocidental...). Resultado do crime cometido pelo sanguinário Putin: Coca-Cola, Pepsi, Starbucks e McDonald's "puxaram o carro", "deitaram o cabelo" do território russo. 
    Essa é uma "perna" das sanções da OTAN/EUA contra Putin, que não é comunista. Também é capitalista. Bora lembrar isso praquela turminha que pensa que a bandeira com a foice e o martelo ainda tremula na Praça Vermelha.
    O que tremulou, nos últimos 32 anos por lá foi uma bandeira com a cor vermelha, mas também com o amarelo do McDonald's. Exatamente no dia 31 de janeiro de 1990, a maior lanchonete do mundo abriu as portas para empanturrar o povão soviético com o Big Mac. Sim! Nesse ano, o país AINDA era comunista.
     Mas a operação McDonald's não foi inaugurada no país de Lenin pela matriz americana. Foi um "franqueado" do Canadá que fez uma associação com a prefeitura de Moscou. 
    Como você viu na foto, a galera estava "esfomeada". Talvez mais pela novidade. No dia da inauguração foram atendidas 30 mil pessoas. Na época, era a maior lanchonete da rede no mundo: atendia 950 pessoas sentadas com um batalhão de 600 empregados. Esses trabalhadores foram escolhidos nas universidades russas de maior prestígio. Precisavam ser pessoas que falassem vários idiomas.
    O povo soviético estava apresentado a um dos maiores representante da "cultura ocidental": Um sanduíche do McDonald's. Agora, em represália ao ataque russo à Ucrânia, a hamburgueria resolveu "esfriar a chapa" e as relações com o gabinete de Putin.   
    E ela não está sozinha: A Coca-Cola e a arquirrival Pepsi fizeram o mesmo. O Starbucks também desligou a cafeteira. Essas multinacionais suspenderam as operações. Elas não abandonaram o país.
    Quem sabe, quando a guerra terminar (e que acabe logo!), a vida dos russos volte ao "normal":
    Uma Pepsi antes, uma Coca com Big Mac durante, e um cafezinho do Starbucks depois...