terça-feira, 1 de março de 2022

UCRÂNIA: ZÉ LENSKY... EUA: ZÉ BIDEN... BRASIL: ZÉ RUELA

     


    Se parar pra pensar só um tiquinho vai ver que o que acontece no Leste Europeu não é uma guerra. É "conflito" (como dizem diplomatas mais pudorados...) ou, indo mais no popular, a invasão de uma nação nanica por uma gigante. O tio desenha: É o mesmo que um homem adulto, forte, lutador de judô (já que o Putin é faixa preta nesse esporte) partir pra cima de um piá de 5 anos e começar a dar uma surra nele. Não vai dizer que é "briga", né? Então, na gélida região europeia não é guerra, tá ok? Pelamor...
    Três personagens que merecem "destaque": Na Ucrânia tem o Zé Lensky, humorista (que se acha engraçado...) que virou o comandante do país... Nos Estados Unidos tem aquele que faz o tipo do "diabinho" da piada: Fica cutucando todo mundo pra fazer guerra, daí, quando tem, diz que vai empunhar a bandeira da democracia e da terra dos homens livres, só que largou o outro Zé (o Lensky) à própria sorte. É o Zé Biden. E tem  o nosso nacionalista (que faz continência para a bandeira americana...). É o Zé Ruela que se diz "neutro", mas que defende sanções contra a Rússia; que se diz "neutro", mas que afirma que a Rússia não está "massacrando" a Ucrânia.
    E o Zé Ruela conseguiu sair mal na foto do conflito: Com essa história de "neutralidade", desagradou russos e americanos. É como o juiz de futebol que sai correndo, fugindo do campo porque teve a "competência" de revoltar os dois times...
    Por que Zé Biden é Zé? Porque em inglês, o "diminuitivo" de Joseph ( o primeiro nome dele) é Joe. E Joe, em inglês, equivale ao nosso Zé de José. 
    Vamos a um exemplo cultural: O travesso Zé Carioca é chamado, nos EUA, de Joe Carioca. Esse Zé carrega uma "questã" histórico-política: O personagem foi criado em 1941 por Walt Disney depois de uma viagem ao Brasil. Mas não porque ele achou o país maravilhoso de uma gente alegre e tão contente. Zé Carioca era o "esforço de aproximação" entre os EUA e o Brasil por causa da Segunda Guerra Mundial. Os americanos precisavam de um (literalmente) grande aliado na América do Sul. 
    E com Zé Carioca vieram os filmes "Alô Amigos" ( o papagaio apresentava o Brasil ao Pato Donald) e "Você Já Foi à Bahia?" (que mistura live-action da cantora Aurora Miranda -irmã de Carmen Miranda - com os desenhos de Zé Carioca e Pato Donald). 
    Sim, companheiros e companheiras! Pelo que já vimos, uma guerra, um conflito ou uma invasão envolvem muito mais coisas do que se possa pensar. Na "batalha de bastidores", no "convencimento cultural", as armas são outras. Parecem que não são  letais, mas causam, também, muitos estragos.
    Diante disso tudo, O Putin tá putinho. Tem cara de quem não gosta de humor... nem de desenho animado. Tá sempre com cara de quem tomou uma vodka falsificada.