segunda-feira, 11 de abril de 2022

FOLHA "MATA" A RAINHA DA INGLATERRA, ELIZABETH 2ª

   


     Alguém apertou o "botão errado" (ainda bem que a Folha não controla o arsenal nuclear do planeta...) e causou uma comoção mundial. Esse alguém seria o "estagiário" (coitado do estagiário sempre "pagando o pato"...)???
   Fato é que a "Falha" de S. Paulo (faz jus ao apelido!) divulgou nessa segunda-feira: "Morre Elizabeth 2ª, a mais longeva rainha da história britânica, aos XX"
    Obvio que foi erro... obvio que o texto foi "disparado" sem intenção. Tanto é que existiam "espaços a serem preenchidos" na reportagem quando a notícia fosse confirmada.
    A "Falha" apagou a matéria do site e pediu desculpas.
    Se você ficou horrorizado com o que aconteceu, saiba que deixar textos "preparados", "de gaveta" (como se diz no jargão jornalístico) é uma prática muito comum há muito tempo... Quando alguém já está no "bico do corvo" (e não é o caso da nobre soberana...ela está com 95 anos e, se tudo der certo, deve chegar, pelo menos aos 100...) os jornalistas deixam reportagens "pré-prontas" para não serem pegos "de surpresa" tendo de correr atrás das informações depois do fato (literalmente) consumado.
    Já tivemos outros "casos históricos". Há um bom tempo (década de 90 se não me engano), a TV Globo demitiu uma editora porque ela errou a cotação do dólar. E olha que na própria emissora - e em outros veículos de mídia - já tivemos erros bem mais graves e que "não deram demissão".
    Há "barrigas" gigantescas (verdadeiras "panças") por esse mundão: 
     Na década de 1940, vários jornais internacionais foram "enganados" (se precipitaram...) ao noticiarem que a Segunda Guerra havia terminado. Mas isso 24 horas antes da assinatura do tratado de paz...
    Ainda: dizem que essa história é verdadeira...o Papa João XXIII estava gravemente doente. Uma emissora de televisão (seria italiana?) interrompeu a programação para esse "breaking news" e anunciar que o papa havia morrido. Contaram até a biografia dele. Mas... alguns minutinhos depois, o locutor, todo atabalhoado, volta ao vivo e diz:
    "Senhoras e senhores.... Lamentavelmente, o papa não morreu". Vixe!!!!
    Ficam duas "lições" para os jornalistas (velhos e novos):
    Checar, checar e checar a notícia antes da divulgação... e cuidado com os "botões" dos arquivos das Redações!!!