quinta-feira, 14 de abril de 2022

RACISMO NA TORCIDA DO RIVER PLATE: CLUBE DEVE SER PUNIDO?

   


    Ato criminoso... ato absurdo... ato racista no jogo River Plate x Fortaleza na noite dessa quarta-feira pela Libertadores da América em Buenos Aires. Um sujeito jogou uma banana em direção aos torcedores brasileiros. Outros tantos deram risada apoiando a atitude condenável do dito "torcedor"...
    O problema maior, do ponto de vista do futebol, é a Conmebol. O que ela vai fazer? Vai punir o River? Vai fazer o time perder mando de jogo? Deveria, mas é difícil. Não é "tradição" entre os cartolas (sejam estaduais, nacionais ou internacionais) punir clubes por atos racistas. 
    O repórter/apresentador/comentarista Abel Neto - que é negro - disse na ESPN:
    "Tem que punir, condenar, banir dos estádios esse sujeito. Tá muito, muito fácil identificá-lo. E não adianta times e federações ficarem distribuindo notinhas. Atos racistas devem ser encarados como crimes. Quem sofre com isso sabe como é terrível."
    Como era de se esperar, Fortaleza e River publicaram notas condenando o absurdo.

    "O Fortaleza Esporte Clube repudia, de forma veemente, o ato de racismo e de xenofobia ocorrido no Estádio Monumental de Núñez por um torcedor da equipe local. O Clube foi bem recebido, a torcida desfrutou Buenos Aires por inteira e o crime, em específico, machuca o esporte. O racista e xenófobo deve ser identificado, localizado e punido pelas autoridades competentes.
Racismo e xenofobia são crimes, e nossa instituição reforça o pedido de um posicionamento oficial da CONMEBOL Libertadores para a rápida identificação do autor para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas".

    "O River Plate expressa sua absoluta rejeição aos gestos racistas e xenófobos de um torcedor em relação à torcida visitante, e anuncia que já está implementando as medidas correspondentes para identificar o culpado e aplicar as sanções cabíveis".

    Veja  o vídeo.

(fonte: YouTube)

Se tiver dificuldade de visualizar no celular, clique em "ver versão para a web" que aparece ao pé da página do blog.

Esse tipo de ato é D-E-S-U-M-A-NO.
Repito:
D-E-S-U-M-A-N-O