sábado, 23 de abril de 2022

"WAR MACHINE": PRA MUITA GENTE, A "GUERRA" É TERMINAR DE ASSISTIR ESSE FILME

    


    É uma comédia que não chega a ser engraçada... um filme de guerra que não tem guerra...e o Brad Pit faz um general meio abobalhado  no comando das tropas americanas no Afeganistão. 
    Pit produziu e "estrelou" "War Machine". Mas, então, o filme é uma "M" ??? Não! Dá pra classificar com umas 3 estrelas, ou seja, "bom". O mais interessante, nesse "guerra sem guerra", é que o longa mostra os bastidores da atuação americana em território afegão. Trata o então presidente Barack Obama como um "idiota", sim, recebe esse "adjetivo" no meio da história. Há quem o chame de um "bom orador", mas um "péssimo líder"
    O elenco coadjuvante é muito legal. Com a nobre presença de Ben Kingsley ( o "eterno Gandhi") interpretando um presidente apatetado do Afeganistão, um "boneco" nas mãos nos americanos. A cena em que ele está em casa assistindo "Debi & Loide" é bastante sintomática...
    Ainda: Tilda Swinton fazendo uma política alemã... e Alan Ruck ( o amigo de Matthew Broderick em "Curtindo a Vida Adoidado", lembra?) e Topher Grace ( que liderou o elenco do seriado "That's 70s Show").
    Se a encrenca no Afeganistão era grande, a de Brad Pit fazendo esse filme foi "maior". O personagem dele, o general McMahon, é um cara bem esquisitão: fala - o tempo todo - com uma voz rouca ( a "goela" do astro deve ter ficado um "trapo") e corre, se exercitando, com as pernas abertas e os braços arqueados, ou seja, todo "destrambelhado".
    Quando ele vai explicar para o povo afegão porque os EUA invadiram o lugar e que a missão deles lá é de "paz", para ajudar o país a se "reerguer", afirma:
    "É como a gente diz na América: É impossível fazer um omelete sem quebrar os ovos".
    E a missão do general não é fácil: tenta pedir reforços aos países aliados mas esses resistem em ajudar... a imprensa fica "pegando no pé" dele... e, no local, um repórter da revista "Rolling Stone" vai escrevendo um perfil da "atuação" dos militares que não é nem um pouco simpática aos americanos.
    Há quem diga que é a "pior" atuação de Pit. Sou otimista. Prefiro afirmar que o "melhor" e o "pior" ainda estão por vir...

    * Filme disponível na Netflix.