sexta-feira, 20 de maio de 2022

COVID-19: CURITIBA COM 10.356 CASOS ATIVOS. NÃO ESTÁ NA HORA DE RETOMAR OS CUIDADOS?

   


    "Até quando esperar?" como canta a Plebe Rude. A música fala de distribuição de riqueza. Aqui, o caso é o cuidado com a saúde publica. Prevenção de novos casos de covid-19. Depois que boa parte da população tomou a terceira dose da vacina, de fato, o número de infectados caiu muito.
    Para você ter ideia, no começo de abril, o número de casos ativos estava em torno de 300. Porém, com a população "relaxando", a quantidade de pessoas com "potencial de transmissão" disparou. Há 7 dias já estava em 5.694. Agora, dobrou: Impressionantes 10.356 casos ativos.
    Dois motivos principais: A "percepção" [equivocada] da população de que a doença "acabou"... e a procura pela vacina está muito baixa. Quando a vacinação começou foi aquela "correria" para os locais de imunização. Até a segunda dose estava uma "maravilha". Mas e a terceira dose? Caiu o número de "interessados".
    Será que não está na hora de os responsáveis pela área de saúde dos governo e das prefeituras voltarem a pensar em novos cuidados? Retomar as precauções: Uso de máscara, distanciamento social. Aí, quem sabe, não precisaria fechar comércio, serviços de lazer...
    Só o uso da máscara em aglomerações - e locais fechados - já poderia ser de grande ajuda. É o que dizem os cientistas. Não custa tentar.
    O que não dá é ficar vendo esse número crescer e não fazer nada.
    "Até quando esperar? [...] Esperando a ajuda do divino Deus?"