terça-feira, 17 de maio de 2022

PARANÁ DEVE TER "CHUVA CONGELADA" E NÃO NEVE... AFIRMAÇÃO DO INMET

    
(foto: AEN/Gilson Abreu)


    Jamais esqueça isso: É previsão do tempo, não precisão. Portanto, quando se prevê, não existe 100% de certeza, mas uma condição muito, muito próxima do que pode ocorrer. Então, vamos lá:
    De acordo com o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - não deve nevar no Paraná nessa semana. O "máximo" que pode acontecer é de gear na sexta e no sábado. Importante: Geada não cai (como a chuva), ela se forma no chão...
    Para o instituto e para o Simepar, também há a possibilidade da chamada "chuva congelada". E o que é isso? Como o nome diz, é formada pelo congelamento das gotas de chuva, formando pequenos granizos. Já a neve é em flocos. 
    Veja o que dizem os meteorologistas do Simepar para essa quarta-feira, 18 de maio:

    "Quarta-feira segue gelada no Paraná, pois a massa de ar polar continua presente sobre o Sul do Brasil. O céu fica com muita nebulosidade em boa parte do Estado, pois o sistema de baixa pressão presente na costa do Rio Grande do Sul transporta umidade. As rajadas de vento sopram com intensidade moderada a forte, com valores acima dos 50 km/h em vários setores. Sensação térmica é de mais frio devido à atuação dos ventos."