quarta-feira, 8 de junho de 2022

33 MILHÕES DE BRASILEIROS PASSAM FOME

    


   "Há uma grande crise humanitária. Da história contemporânea é uma das maiores. Muita gente tem que optar entre morar ou comer e acaba ficando em um lugar para dormir, mas durante o dia fica na rua para poder comer".
                                                     Padre Júlio Lancellotti

    "A fome no Brasil é gorda".
                                                     Frei Betto

    "Quem tem fome tem pressa".
                                                     Herbert "Betinho" de Souza


    O levantamento é da Penssan - Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional ( são 6 instituições ): 33,1 milhões de brasileiros passam fome. Eles representam 15,5% da população. 
    E o número de pessoas que não tem o que comer quase dobrou em menos de dois anos. Em 2020, eram 19 milhões (9,1% do povo brasileiro). Mas não é só: O estudo Vigisan (Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil) aponta que 125,2 milhões de brasileiros (58,7% da população) convive com "algum grau de fome". Ou seja: Se toma o café da manhã, não tem certeza se vai almoçar. Pode ser que só jante... Se janta, não toma café da manhã.
    O que os pesquisadores também descobriram: Que famílias negras e/ou chefiadas por mulheres são as que mais sofrem. Quer dizer, a discriminação, o preconceito, estão diretamente ligados ao problema que é gravíssimo.
    Deixar o povo passar fome é nitidamente uma opção de política de governo. Se na época dos governos do PT, de acordo com dados oficiais, 36 milhões de pessoas foram retiradas da miséria através de programas como transferência e distribuição de renda como o Bolsa Família e o Brasil Sem Miséria, hoje é diferente. No governo do Messias, o salário mínimo não teve ganho real; o preço do petróleo foi dolarizado o que fez disparar o preço do diesel, da gasolina e do etanol. Isso fez voltar a inflação com tudo!
    Ainda: 12 milhões de trabalhadores estão desempregados. Tudo isso "contribui" para aumentar o número de pessoas que passam fome. E com a fome vem a violência.
    Violência dentro de casa. Violência na rua. Violência no comércio com saques de supermercados e mercadinhos. 
    Como disse o professor da USP e especialista em Educação e Ciência, Daniel Cara, a fome no Brasil tem "digitais": "Golpe de 2016... Lava Jato... Temer... Bolsonaro e cúmplices".