quinta-feira, 18 de agosto de 2022

ELEIÇÕES 2022: AUMENTA NÚMERO DE CADIDATOS NEGROS, MAS BRANCOS AINDA SÃO AMPLA MAIORIA NO PARANÁ

    


    Candidatos que se declararam negros candidatos nas próximas eleições no Paraná aumentou exatamente 86,3% em 2022. A informação é do TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Em 2018 eram 66. Agora são 123. Do total de candidaturas registradas em 2018, 5,12% eram de pessoas negras. Agora elas representam 7,86% do total.
    Em números absolutos são: 66 candidatos a deputado estadual e 54 a federal. Uma negra concorre a vice-governadora: Eliza Ferreira (PDT).
    O número que mais cresceu foi o de candidatos que se declaram pardos: Aumento de 118,2%.
    De acordo com a PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - de 2017, os brancos representam 67% da população paranaense. E apesar do número de pessoas brancas candidatas esse ano ser maior (74,76% se declaram brancas), o crescimento da quantidade de candidaturas de brancos cresceu só 6,3%. Ou seja, a que menos aumentou.
    Há que se comemorar esse crescimento de candidaturas de negros e pardos. Não há dúvida. Mas ainda há que se lamentar o racismo estrutural que ainda existe em nossa sociedade. Esses números provam isso. 
    O caso do vereador negro cassado por fazer um protesto contra o racismo (e foi afastado do cargo por ampla maioria dos "colegas"), também é um "padrão" de Curitiba: "Domesticar" as minorias.
    Bom saber, pelo menos, que os eleitores terão mais opções de candidatos(as) negros(as).