(foto: autor desconhecido)
A foto foi tirada na cidade francesa de Saint-Leud'Esserent, e mostra Jim e Pamela num típico dia de "turistas normais", poucos dias antes de ele morrer. O que se nota é que o cantor estava bem acima do peso.
James "Jim" Douglas Morrison (1943-1971), cantor, compositor e poeta norte-americano, ficou mundialmente conhecido como vocalista da banda "The Doors". Ele faz parte da turma de famosos que morreu com 27 anos. Eles são conhecidos como o "Clube dos 27", que tem, entre outros:
Brian Jones (guitarrista dos Rolling Stones); Jimi Hendrix (cantor e guitarrista): Janis Joplin (cantora); Kurt Cobain (cantor do Nirvana); Amy Winehouse (cantora); Robert Johnson (lenda do Blues).
Morrison foi encontrado morto na banheira do apartamento dele em Paris onde vivia com a mulher, Pamela Courson. A perícia registrou ataque cardíaco como causa da morte. Naquela época (em 1971) a autopsia não era obrigatória na França. Mas... rumores afirmam que ele teria sido vítima de overdose. O que se sabe é que Pamela morreu, 3 anos depois, também aos 27 anos, de overdose...
No local onde Morrison está enterrado já deu muita confusão: o cemitério de Père Lachaise em Paris. Vândalos e fãs enlouquecidos tentaram várias vezes profanar o túmulo, roubar os restos mortais...A associação de amigos do cemitério chegou a sugerir que o corpo fosse mudado de local. Mas, apesar dessa ideia, continua no mesmo lugar.
Na lápide de Jim Morrison está escrito:
"Kata Ton Daimona Eaytoy". É grego. E significa: "Queime seu demônio interior".
Na letra de "Break on Through (To the Other Side)" - "Atravesse (para o outro lado") Morrison canta:
"Faço a cena de semana em semana/ Dia a dia/ Hora a Hora/ O Portal é reto, profundo e amplo."
O portal para o céu? Ou...