O compositor e maestro Burt Bacharach morreu nessa quarta-feira aos 94 anos, de causas naturais, em Los Angeles, EUA. Ele deixou a esposa e três filhos.
O artista ganhou três prêmios Oscar. E foram dois de uma só vez! Foi em 1970 com melhor trilha e melhor canção original para "Buch Cassidy". O outro "homenzinho dourado" veio em 1982 com a canção original para "Arthur, o Milionário Sedutor".
Se a gente levar em conta que muita gente "se estapeia" (nas redes sociais), hoje, por causa de um Grammy, Bacharach conquistou seis. E foi num pacote completo: compositor, arranjador e músico.
Nos anos 60, principalmente, emendava um sucesso atrás do outro na voz de vários cantores. Por exemplo: Com os irmãos Carpenters ele emplacou "(They Long to Be) Close to You". Na voz de Dione Warwick ele também mostrou músicas que conquistaram as paradas. Pra você ter uma ideia, minha amiga-meu amigo, quem conseguia rivalizar com ele, nos anos 60, eram dois rapazes ingleses chamados John Lennon e Paul McCartney. Burt fez dupla com o compositor Hal David.
Mais de mil (eu disse mil) artistas gravaram as composições dele. Até 2014, emplacou 73 grandes sucessos nos Estados Unidos e 52 no Reino Unido.
Da metade dos anos 50 ao começo dos anos 60, ele se juntou a atriz e cantora Marlene Dietrich (1901-1992) em vários shows que ela fazia. E, pelo jeito, foi mais do que um maestro nos espetáculos. Ela afirmou uma vez:
"Com ele me sentia no sétimo céu. Como homem ele encarnava tudo o que uma mulher poderia desejar. Quantos homens assim existem? Para mim, ele era o único".