quinta-feira, 22 de junho de 2023

APP SINDICATO: PROFESSOR É TRABALHADOR, NÃO É HERÓI

   


     Sobre a tragédia no Colégio Estadual Helena Kolody em Cambé: Quando o rapaz de 21 anos que matou 2 estudantes foi detido, o governador Ratinho Junior (PSD) se apressou em dizer que foi um "profissional da escola" que teria imobilizado o criminoso, "utilizando técnicas de segurança" oferecidas pelo governo estadual. Não foi nada disso.  Provavelmente abalado pela ação terrível do atirador, o governador embarcou na informação errada que teria sido passada a ele pela própria assessoria de imprensa. 
    Até o Sindicato que representa os professores estaduais não acredita que Ratinho tenha tentado "capitalizar" em cima da tragédia escolar. Foi um erro. Mas fica a lição de sempre checar informações antes de divulgá-las.
    O verdadeiro herói dessa história foi um homem de 62 anos que trabalha em uma clínica de fisioterapia ao lado do colégio. Joel de Oliveira afirmou à imprensa que "agiu por instinto" ao ouvir os tiros e gritos e ao entrar na escola. Ele correu em direção ao atirador, se identificou como policial e imobilizou o rapaz até a chegada da Polícia Militar.
    Claro que qualquer trabalhador não deve fazer o trabalho de policial. Não importa de que área seja.
    A APP-Sindicato afirmou: 
    "Queremos chamar a atenção para o que importa: Não somos heróis. Somos trabalhadores(as). Ainda que um professor imobilizasse o atirador, como ocorreu em março em São Paulo, ele não seria um herói. Seria um sobrevivente. 
    Estudamos para ensinar, não para ficar na linha de tiro de extremistas conflagrados por uma sociedade violenta e armamentista. Nenhum treinamento dará conta disso."
    E ainda:
    "Podemos amar o nosso trabalho, Podemos - como acontece todos os dias - ir além do  nosso dever profissional. Mas precisamos ter os nossos direitos e a nossa segurança garantidos".

    Fica uma sugestão para a imprensa paranaense: Fazer reportagem sobre esse "treinamento de técnicas de segurança" que Ratinho afirmou ser ensinado aos profissionais da Educação. Quem são os treinadores? Onde é realizado? Que técnicas são utilizadas?


José de Oliveira é o homem que deteve o atirador