(foto: Reuters)
Uma facção criminosa chamada Los Lobos assumiu a autoria do atentado que matou o candidato à presidência do Equador, o jornalista Fernando Villavicencio, de centro-esquerda. O político foi executado com 3 tiros na cabeça quando saía de uma reunião nessa quarta-feira em Quito. Ele era um dos 8 candidatos que concorrem ao cargo de presidente na eleição (ainda) marcada para o dia 20 de agosto.
Mas... as autoridades por enquanto não associam, oficialmente, o atentado a Los Lobos. Isso porque, na semana passada, Villavicencio afirmou que recebeu ameaças dos bandidos do Los Choneros. E, de acordo com a BBC, Los Lobos é uma facção dissidente dos Los Choneros.
O candidato morto dizia combater a corrupção, as organizações criminosas e que lutaria pelos direitos dos trabalhadores. Los Lobos é conhecido por envolvimento no tráfico internacional de cocaína.
No atentado foram disparados cerca de 30 tiros. Além da execução de Villavicencio, outras 9 pessoas ficaram feridas.
Apesar do assassinato e da turbulência política e social no país, o presidente do Equador, Guillermo Lasso, disse que as eleições estão mantidas para 20 de agosto.
Abaixo, 2 vídeos: O primeiro com imagem do atentado. E o segundo com manifestação do grupo Los Lobos.
Atenção: IMAGENS FORTES!
(fonte: YouTube/Terra)
(fonte: YouTube/rtve Espanha)
Obs 1: Jan Topic - citado pelos criminosos - é outro presidenciável.
Obs 2: No vídeo da rtve Notícias é possível ligar a legenda em espanhol.