quarta-feira, 1 de novembro de 2023

LULA SOBRE A BOLA DE OURO DE MESSI: "SER PROFISSIONAL SIGNIFICA SE DEDICAR"

    


    O argentino Lionel Messi, 36 anos, ganhou, na segunda-feira, o troféu Bola de Ouro oferecido, todo ano, pela revista France Football ao melhor jogador do mundo. É a oitava vez que ele vence o prêmio. A conquista da Copa do Mundo no Catar no ano passado teve um peso grande.
    Só para se ter uma ideia de como Messi é, realmente, um fora de série, o segundo jogador que mais vezes ganhou a Bola de Ouro foi o português Cristiano Ronaldo: extraordinárias 5 vezes.  Mas o argentino o deixou "comendo poeira". Pelo "adiantado da idade", 38 anos, apesar de ser verdadeiramente um atleta dedicado, um profissional, Cristiano parou nessas 5 premiações, o que, obvio, não é pouco, pelo contrário.
    Por falar em profissional, o presidente Lula (PT), que gosta muito de futebol, mandou "de primeira", de "bate pronto", no programa semanal "Conversa com o Presidente", dessa terça-feira: "Acho que o Brasil vai precisar melhorar muito"..."Ser profissional significa se dedicar" ..."O Messi deveria ser inspiração"... "Ganhar a Bola de Ouro não combina com farra, noitada".
    Recado pra quem? Uma Bola de Ouro pra quem adivinhar....Não precisa fazer esforço, né?! Foi direto para o Menino Ney. A única vez em que o Menino chegou perto desse troféu foi em 2017, mas acabou em terceiro. Atrás de quem? De Messi e de Cristiano, claro!
    Em 2023, o brasileiro melhor colocado no ranking da France Football foi Vinícius Junior: Sexto lugar. Isso numa relação de 30 jogadores.
    O Brasil deixou de ser o "país do futebol". Virou o "país dos boleiros no instagram". Em primeiro lugar vem o cabelo, a "beca", o tênis "da hora", o "carrão" (a "nave"), as fotos com as "Minas Chuteiras"... aí se der tempo (e a preguiça não for grande!), o futebol.
    Saudades do futebol! Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Bellini, Djalma Santos, Carlos Alberto Torres (isso pra ficar só em alguns campeões mundiais) ...esses não estão mais aqui. Ainda bem que a democracia voltou. E a gente vai levando...