terça-feira, 30 de janeiro de 2024

VOCÊ JÁ FOI A CUBA? NÃO? ENTÃO VÁ! (6)

    


    Havana, cidade dos contrates como dizem os próprios cubanos. Pensando onde ficar nessa capital caribenha? Por ter diversas opções, vai do seu bolso ou de que tipo de experiência você quer ter. 
    Quer aquele contato diário com o povo, circular pelas ruas da Cidade Velha todo dia? Busque um Hostal (casa ou predinho que aluga quartos com banheiro privativo, como se fosse um pequeno hotel), onde as diárias normalmente são mais baratas. Para um casal, sem café da manhã, você pode encontrar por 300 reais/dia. Há lugares que oferecem o café da manhã, mas por uma taxa extra de dez dólares/pessoa. 
    Se a opção for por um hotel na Cidade Nova, a parte moderna, aí tem "para todos os gostos e todos os bolsos".  Hotéis mais simples até as grandes redes internacionais. As diárias partem, em média, de 500 reais até algo em torno de 2 mil ou 2 mil e 500 reais. Ou seja, há hospedagens onde "o céu é o limite". E com piscina com borda infinita no terraço!
    Se a sua ideia é, literalmente, entrar no "mundo de Ernest Hemingway", então teu destino é o Hotel Ambos Mundos. Por lá, a diária está a partir de 455 reais e fica localizado na Calle Obispo, principal rua de comércio da cidade. O escritor passou no lugar uma parte das quase três décadas que viveu em Cuba. No Ambos Mundos escreveu, em 1940, uma de suas principais obras: "Por Quem os Sinos Dobram". Em 1943, o livro virou filme com Gary Cooper e Ingrid Bergman.
    Sobre a vista que Hemingway tinha do quarto 511 (preservado para ser um local de visitação), onde morou, escreveu:
    "Suas janelas davam para a antiga catedral e para a entrada do porto e para o mar pelo norte; e ao sul para a península de Casablanca e para os telhados das casas que se estendem até o porto."






Lembranças de Hemingway estão espalhadas por todo o hotel