quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

VOCÊ JÁ FOI A CUBA? NÃO? ENTÃO VÁ! (7)

   


     Estamos em Havana, em Washington ou em Paris? Boa pergunta se estivermos nos referindo ao prédio do Capitólio ("El Capitolio") na capital cubana. Construído de 1926 a 1929 é semelhante ao prédio dos Estados Unidos, mas exatamente um metro maior em todas as medidas: Altura, largura e comprimento. A construção foi encomendada pelo então presidente Gerardo Machado e, durante alguns anos, foi o edifício mais alto da cidade. A obra foi supervisionada por uma empresa americana.
     Apesar de os "detratores" dizerem que o Capitólio cubano é uma "cópia" do que está na capital dos EUA,  historiadores informam que a inspiração para a cúpula veio do Panteão de Paris. Nos três anos de obra foram empregados mais de 5 mil trabalhadores e o custo chegou a aproximadamente 17 milhões de dólares.
    Até a Revolução Cubana de 1959, o prédio abrigava o Congresso que foi dissolvido com a chegada de Fidel ao poder. Por um bom tempo ficou meio largadão e, em 2010, foi declarado Monumento Nacional e passou por uma restauração que durou cerca de 8 anos. Hoje funciona aí a Academia Cubana de Ciências.
    Para se chegar às portas do Capitólio é preciso fazer um bom exercício: São 56 degraus de subida ("La Escalinata") até a entrada principal. Logo no hall de entrada está a imponente Estátua da República. Ela foi fundida em bronze em Roma e transportada em 3 pedaços e montada no interior do prédio. É coberta com ouro de 22 quilates e pesa 49 toneladas. Tem 15 metros de altura.
    Por falar em material precioso, bem no centro desse hall, no chão, está uma réplica de um diamante de 25 quilates que marca o quilômetro zero para qualquer direção de Cuba. 
    Por que uma réplica? A pedra preciosa original tem uma história que parece enredo de filme do Indiana Jones:  O diamante original teria pertencido ao czar Nicolau II, da Rússia. Não se sabe ao certo, mas foi parar nas mãos de um comerciante turco que o vendeu ao governo cubano. Em  25 de março de 1946 foi roubado e "misteriosamente" devolvido ao ex-presidente Ramón San Martin em 2 de junho de 1946. Segundo uma guia de turismo, hoje o diamante original (que valeria em torno de 2,5 milhões de dólares) está guardado num cofre do governo. A réplica que está no Capitólio valeria "apenas" 900 mil dólares...
    O Capitólio também tem 2 belos jardins internos criados pelo arquiteto e paisagista francês Jean-Claude Forestier. São inspirados em jardins europeus.
    A visita ao Capitólio é muito legal pra se conhecer boa parte da história política do país. Pode ser feita com guias que falam espanhol ou inglês. O preço do ingresso é "salgado": 20 dólares/pessoa. Mas pode ser pago com cartão de crédito (bandeiras Visa ou Master. Bandeiras diretamente ligadas a bancos americanos não são aceitas). A entrada é comprada em frente ao prédio. Num escritório do outro lado da rua.


A estátua tem 15 metros e é folheada a ouro


O diamante que é o "marco zero" da cidade


Uma porta de 7 metros de altura na entrada do prédio


Os jardins internos



A cúpula vista do hall de entrada


O salão de debates do Congresso. Hoje é aberto só para visitas