segunda-feira, 10 de junho de 2024

"ASSIM ESTAVA ESCRITO": KIRK DOUGLAS ENSINA COMO CRIAR UMA ESTRELA DE CINEMA

    


    Em apenas 5 anos, Hollywood fez 3 filmes que tratam dos bastidores das produções dos estúdios hollywoodianos. O primeiro foi "Crepúsculo dos Deuses" (1950), dirigido por Billy Wilder; o segundo foi "Assim Estava Escrito" (1953), de Vincente Minnelli; e o terceiro, "A Condessa Descalça" (1954), de Joseph L. Mankiewicz. Todos produzidos ainda na chamada "Era de Ouro de Hollywood".
    Hoje falamos de "Assim Estava Escrito", dirigido por Vincente Minelli ( que foi casado com Judy Garland. Eles foram pais de Liza Minnelli). O universo cinematográfico de Los Angeles é mostrado pela dupla Kirk Douglas (o inescrupuloso e arrogante produtor Jonathan Shields) e Lana Turner ( a atriz Georgia Lorrison que,  o que tinha de bonita tinha, também, de insegura). Ainda em papéis importantes estão: Dick Powell (que faz o escritor/roteirista James Lee); Gloria Grahame (Rosemary, esposa de Lee); Barry Sullivan ( Fred, diretor); e Walter Pidgeon ( o produtor Harry Pebbel). 
    Também tem destaque o personagem Gaúcho (que curiosamente os americanos pronunciam "gáutio") feito por Gilbert Roland. Gaúcho é um ator mexicano metido a latin lover,  sedutor...
    A história é em grande parte contada em flashbacks de Georgia, Dick e Fred. Eles relembram problemas profissionais/pessoais que já enfrentaram com Shields. O produtor Pidgeon tenta convencê-los a voltar a trabalhar com Shields (que era filho de um produtor), que está com a produtora dele falida e depende da ajuda dos 3 antigos "amigos" para se reerguer no mundo do cinema.
    Apesar de nem ter sido indicada para o Oscar, é nesse filme que Lana Turner faz a sua melhor interpretação. O ponto alto da atriz é numa cena em que ela surta dirigindo um carro e começa a gritar desesperadamente. Quem levou a estatueta dourada pra casa foi Gloria Grahame, como atriz coadjuvante. E olha que Kirk Douglas era merecedor do Oscar de Melhor Ator...
    Por falar em Douglas, são dele as duas melhores frases sobre os bastidores de Hollywood.  Ao ser confrontado por executivos do estúdio (que não queriam a personagem de Lana no papel principal do filme dentro do filme), ele mandou:
    "Ela é uma atriz fraca, inexpressiva... mas as pessoas vão ao cinema para vê-la. Não importa se interpreta bem ou não. Ela é uma estrela...". Pacientemente, ele dá várias dicas de postura em cena para a personagem de Lana....
    Ao discutir com o personagem de Dick Powell sobre um roteiro, afirmou:
    "Alguns dos melhores filmes são feitos por pessoas que se odeiam".
    Quem vai duvidar de Kirk Douglas, que viveu até os 103 anos; fez 54 filmes; ganhou um Oscar e recebeu mais 3 indicações? Eu é que não!!!