sexta-feira, 12 de julho de 2024

COMÉRCIO GLOBAL: CRESCEM AS VENDAS DA CHINA E O BRASIL É O PRINCIPAL PARCEIRO NA AMÉRICA LATINA

   
  O levantamento é do FMI. Ou seja, não é "opinião" minha nem tua, amado(a) leitor(a). Não é "achismo". A economia mais forte do mundo é a dos Estados Unidos , seguida , a uma boa distância, pela China e, depois, mais afastada, pela Alemanha. 
    O PIB - Produto Interno Bruto (soma de todas as riquezas produzidas) - desses países, é , respectivamente, em dólar, de: 26,95 trilhões; 17,7 trilhões; e 4,43 trilhões. Isso no balanço de 2023.
    Poisintão.... Saiu, agora, um estudo, sobre o comércio da China com outros países. As exportações chinesas cresceram 8,6% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado. As vendas para a América latina subiram mais: 11,3%. O Brasil se destaca nesses negócios com alta de 24,3% nas exportações e de 8,3% nas importações da China.
    As autoridades de Pequim afirmam que esse crescimento na alta das vendas para a América Latina tem um responsável: O setor de carros elétricos que está bombando.
    Esse aumento das exportações - e uma queda nas importações - foi um movimento inesperado pela China.  E tá entrando uma grana que não acaba mais:  O superávit, em junho, chegou a 99,1 bilhões de dólares. Nos primeiros 6 meses do ano já acumula 434,9 bilhões de dólares.
    Quem imagina que o Brasil só compra "quinquilharias" dos chineses, está enganado. O país importa: equipamentos de telecomunicações; plataformas, navios e estruturas flutuantes; componentes para equipamentos eletrônicos; máquinas de escritório e aparelhos elétricos entre outros.
    De acordo com o Ministério da Indústria e Comércio, a China é o principal importador dos produtos brasileiros. 
    Ou seja, nem só de "Shein" vive esse comércio....
* A foto desse texto é de Ricardo Stuckert / PR e mostra o encontro do presidente Lula com o presidente da China, Xi Jinping, em 2023.