Só tem ido "morar" na Argentina os bozonaristas que fogem da Justiça brasileira depois de quebrarem tudo em Brasília no 8 de janeiro. Fogem como os vampiros fogem do alho... Os brasileiros honestos, trabalhadores, que já estão por lá há algum tempo, esses estão vindo embora. Motivo? A explosão no custo de vida com o governo de Javier Milei.
Quem me informa é a BBC Brasil. Segundo a reportagem, as políticas de austeridade têm elevado os gastos dos mais pobres. Esses estão abandonando o país. Um exemplo... O estudante Lucas dos Anjos, 22 anos, viu os gastos mensais subirem de 600 reais para 3 mil reais: "Subiu tudo! O arroz que a gente pagava o equivalente a 2 reais foi para 10 reais." Ele vivia na Argentina desde 2019 para cursar medicina. Decidiu voltar ao Brasil.
A BBC Brasil também conversou com outros brasileiros que já decidiram: Estão deixando a Argentina ou pretendem se mudar em breve.
É a política neoliberal de extrema-direita de Milei. Boa só para os ricos. Os pobres e remediados só se ferram. E são eles a massa de manobra que elege políticos com esse perfil.
Os brasileiros ainda têm a opção de vir embora. Coitados dos argentinos que vão ter de aturar "El Loco" por mais alguns anos...