O ministro do STF, Alexandre de Moraes, mandou extraditar os brasileiros que fugiram para a Argentina depois da tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023. Eles fizeram, também, aquele quebra-quebra em Brasília, destruindo o patrimônio público. O país nunca vai esquecer esse crime.
Poisintão... agora Xandão pede que eles sejam extraditados (ou seja, mandados de volta para o patropi...). São 208 pessoas que foram alvo de mandados de prisão ou uso de tornozeleira eletrônica. Em julho, numa demonstração de "boa-fé" do utraconservador Javier Milei, a Argentina mandou ao Brasil uma lista com 60 nomes de foragidos que entraram no país.
Depois da ordem de extradição, o judiciário argentino vai analisar se os crimes cometidos pelos brasileiros foram "políticos" E se está havendo perseguição".
Caso conclua que os "pobres coitados" estão sendo "perseguidos", não vai aceitar a extradição. Um tratado entre Brasil e Argentina prevê que, em casos de crime políticos, os foragidos não podem ser extraditados.
Outro que não deve estar dormindo direito é o militante de extrema-direita Osvaldo Eustáquio. Mas ele está um pouco mais longe: Fugiu para a Espanha. No caso dele, Moraes enviou um ofício ao Ministério da Justiça espanhol alegando que Eustáquio se envolveu em ataques às instituições.
,