terça-feira, 17 de dezembro de 2024

VINÍCIUS JR. ELEITO O MELHOR DO MUNDO PELA FIFA... ÚLTIMO BRASILEIRO HAVIA VENCIDO EM 2007

   


     A história de Vinícius Jr é parecida com a da grande maioria dos jogadores brasileiros: Tudo começa na periferia das cidades, na pobreza. "Eu era uma criança que jogava descalço nas ruas de São Gonçalo {Rio de Janeiro]. Chegar até aqui parecia impossível". E realmente é para muitos jovens pobres. Primeiro a dificuldade de se tornar profissional. Depois, de jogar em uma grande equipe do Brasil. Ir para a Europa e num time grande, é para pouquíssimos. Chegar a ser eleito o melhor do mundo, então, meu Deus!!!!
    No discurso de agradecimento, Vini lembrou da família; do Flamengo (onde começou); do Real Madrid (time atual); e do técnico Carlo Ancelotti por ter acreditado nele.
    Vinícius é o segundo jogador mais jovem do Brasil a vencer o "Melhor do Mundo". Em primeiro está Ronaldo Fenômeno que ganhou o prêmio aos 20 anos; Vini tem 24 anos e 5 meses; em terceiro está Ronaldinho Gaúcho, também com 24 anos, mas 4 meses mais velho que Vinícius. Depois vem: Kaká com 25 anos; Rivaldo com 27; e Romário com 28. Kaká era o último brasileiro eleito o melhor do planeta. Foi em 2007...
    O Fenômeno tem mais um recorde: Até hoje é o jogador mais jovem a ser eleito o melhor do mundo.
    Vini é o melhor em campo na votação de técnicos, capitães de seleções, jornalistas e torcedores. A eleição tem uma auditoria independente. 
    Mas ele não é craque só dentro de campo. Fora também é brilhante: Desde que chegou à Europa, resiste aos ataques racistas nos estádios e não fica quieto. Tem voz firma na luta contra a discriminação racial.