quarta-feira, 14 de maio de 2025

RATINHO JR CAIU NA "RATOEIRA" DE KASSAB?

   



    Marcada para amanhã, quinta-feira, 15, uma reunião no Palácio Iguaçu entre o governador Ratinho Jr (PSD)  e Aldo Rebelo (MDB), ex-deputado pelo PCdoB, e ex-presidente da Câmara Federal entre 2005 e 2007. Foi, também, ministro dos governos Lula e Dilma.
    Em março eles já haviam se reunido.  Por que "tantas" reuniões já que Rebelo não tem nenhum cargo executivo público e, pelo que se saiba, também não representa nenhum setor econômico com interesse no Paraná? Fontes (Ah, as "fontes"!) informam que eles discutem uma possível chapa presidencial em 2026. Seria Rebelo presidente e Ratinho vice.
    Mas essa possível articulação merece algumas perguntas: 
    Como que Ratinho (um representante raiz da extrema-direita, bozonarista de primeira hora..) iria compor com Rebelo (um ex-comunista) para disputar a Presidência da República? Bora lembrar que o ex-deputado migrou da esquerda para o centro-direita, até chegar ao MDB.
    Ratinho não deseja ser ELE o candidato a presidente? É o que se diz... mas lembro o que já escrevi aqui: O governador não precisa se "arriscar" agora em 2026. No ano que vem tem uma eleição garantida para o Senado. Com 8 anos de mandato (até 2034) pode tentar a Presidência em 2030. Ou mesmo voltar ao governo do estado...
   E o apoio do PSD, ao qual é filiado? Gilberto Kassab, presidente do partido, já demonstrou simpatia por uma "hipotética" candidatura de Ratinho ao Palácio do Planalto. Mas... na semana passada, o governador Eduardo Leite (RS) se filiou ao PSD. Na ocasião, Leite confirmou as pretensões nacionais que tem, e que não são de hoje... No momento, o presidente do PSD parece estar mais próximo do gaúcho do que do paranaense.
    Kassab (um ótimo articulador político, especialistas em bastidores) teria "amarrado" Ratinho - mantendo ele como um plano B - e trazido Leite para o jogo com um holofote mais forte?
    Isso teria aproximado o governador paranaense de conversar com Rebelo?
    Será que Ratinho caiu na "ratoeira" de Kassab? E tenta demonstrar "independência"?
    É a pergunta de um milhão de queijos.