No começo da tarde dessa quinta-feira apareceu a fumacinha branca! o Papa eleito é Robert Prevost que será chamado de Leão XIV. Ele tem 69 anos. O cardeal é americano e atuou no Peru, país onde também tem cidadania. É considerado "moderado". Já fez críticas a Donald Trump no passado.
Ele foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Nascido em Chicago, é o primeiro Papa norte-americano da história. Ele ocupava, até hoje, duas funções no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos (órgão responsável pela nomeação de bispos) e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
É considerado discreto. Costuma evitar entrevistas. Mas, assim como Francisco, é visto como um reformista. É alinhado ao pensamento de Francisco.
Aos 22 anos entrou para a vida religiosa. Formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago.
Ele pediu que todos ajudem a construir pontes de diálogo entre os povos.
Afirmou ser filho/seguidor de Santo Agostinho.
"Necessitamos ser uma igreja missionária e recebermos de braços todos que precisam de caridade", disse na sacada do Vaticano.
Detalhe: Por ser americano, até poderia dizer algumas palavras em inglês para os fiéis dos Estados Unidos. Preferiu só falar em italiano e pediu licença para dizer algumas palavras em espanhol para agradecer ao tempo em que passou no Peru.