quinta-feira, 8 de maio de 2025

"VATICANISTAS" SÃO "COMENTARISTAS DE MISSA PRONTA"

                                                                 



    A cada conclave, o mundo tem bilhões de "comentaristas de Vaticano". O planeta se acha "especialista" em assuntos do comando da igreja católica. Alguns "especialistas" são turbinados porque ganham um microfone pra chamar de seu e aparecem na televisão como aqueles que têm a palavra final sobre a escolha do chamado santo padre.
    Desde a morte do Papa Francisco, zapeei pelas emissoras de notícias brasileiras e estrangeiras e ouvi comentários abalizados do tipo:
    "Não! Não vai ser um papa das Américas. Da América do Sul, então, nem pensar! Já teve o Papa Francisco".
    "É a hora de um papa asiático!"
    "Pode estar surgindo um papa negro!"
    "Vai ser europeu, com certeza! Possibilidade maior para um italiano. São vários favoritos!
    E a maior bola fora (ou... "hóstia fora"? ou "crucifixo fora"?) ouvi faltando poucos minutos para o anúncio do Vaticano:
    "Os cardeais do conclave já são velhinhos. Eles não vão eleger um papa 'jovem' porque não querem que demore muito para novo conclave. Motivo: Podem estar mortos (pela idade...) até lá e pouquíssimos teriam uma oportunidade de se tornarem papas."
    Foi o caboco dizer isso e pá! ... O novo papa - o americano agora chamado Leão XIV - tem apenas 69 anos de idade e parece ter boa saúde. Quer dizer, se ele não sofrer nenhum problema, vai ser papa por, pelo menos, uns 20 anos....
    Esses "especialistas" são todos comentaristas de missa pronta. E depois, quando a eleição terminou, ainda falaram: "Eu disse que seria alguém com esse perfil... nesses tempos de problemas mundiais, a igreja precisa desse tipo de liderança..."
    Primeiro... o chute.... depois... a obviedade.
    Como disse um amigo jornalista: "Não tem mais bobo no conclave"....
    É, só na roda de comentários dos  "vaticanistas".