sábado, 26 de julho de 2025

"A LENDA": O JOVEM TOM CRUISE ENFRENTA O SENHOR DAS TREVAS EM FILME DE RIDLEY SCOTT

    


    O filme é dirigido por Ridley Scott ("repita!") Ridley Scott que comandou produções com Blade Runner - O Caçador de Androides (1982); Alien - o 8º Passageiro (1979); Gladiador (2000): Prometheus (2012); Alien - Convenant (2017); Napoleão (2023); e Gladiador 2 (2024). 
    Em "A Lenda" (1985), Tom Cruise (com apenas 23 anos e precisando, à época, de uma visita a um ortodentista...) é Jack, é um camponês que vive numa floresta mágica entre unicórnios e fadas. Certo dia ele leva a princesa Lili (Mia Sara, que fez "Curtindo a Vida Adoidado", 1986, entre outros...) para passear. O Senhor das Trevas (Tim Curry) se interessa pela donzela para torná-la rainha do mundo que seria transformado em escuridão e  numa era glacial eterna. Com a ajuda dos Globlins, ele rapta a menina para concretizar seus planos maléficos.
    Como num bom conto de fadas, é aí que Jack entra em cena. Auxiliado por uma fada, dois anões e um elfo, ele vai literalmente à luta para salvar a princesa amada. Scott (que vinha da direção de Blade Runner) emplaca esse clássico da fantasia dos anos 1980. Na era pré-efeitos de computador,  a produção é caprichada nos efeitos especiais.
    Destaques para as atuações de Tom Cruise (que já mostrava aqui que filme de ação é com ele...) e de Tim Curry (levando para a tela uma interpretação bem teatral). Curry é ator, cantor e dublador. Ficou mais conhecido especialmente por dois trabalhos. No cinema, com o musical "The Rocky Horror Picture Show" (1975); e na televisão fazendo o palhaço Pennywise na telessérie "It" (1990).
    Há quem diga que "A Lenda" tornou-se um "cult" do século passado. Não sei se chega a tanto, mas é um filme que precisa ser descoberto.

    * Está disponível no Telecine.