Quem é metaleiro de verdade (e não só "metaleiro de boutique") está lamentando muito hoje. Roqueiros em geral, também. Nessa terça-feira, 22, foi para o andar de cima, John Michael Ozzy Osbourne, nascido na Inglaterra em 03/12/1948. Portanto, deixou esse mundo aos 76 anos. Isso três semanas depois de fazer o show de despedida dos palcos. Quiseram os deus do rock'n'roll que fosse assim?
Cantor, compositor e personalidade (quando não se tem outra maneira de definir uma pessoa; ainda bem que não o chamavam de "influencer", "coach" ou "criador de conteúdo digital") da mídia. Filho de uma família pobre de Birmingham, teve um começo de vida como operário até se dedicar à música.
O grande sucesso foi na década de 1970. Em 1978, junto com amigos, criou a banda Black Sabbath. Foi demitido em 1979 por caso do vício em drogas e em álcool.
Com a banda, Ozzy emendou um disco de sucesso atrás do outro: Black Sabbath (1970); Paranoid (1970); Master of Reality (1971) Sabbath Bloody Sabbath (1973). Ao deixar o Black, seguiu em carreira solo de muito êxito. Somando o trabalho com a banda e o individual, vendeu mais de 100 milhões de discos.
Em 2013 se reuniu, outra vez, com seus companheiros para lançar o último álbum: 13.
HOMENAGENS
Rock and Roll Hall of Fame, como membro do Black Sabbath (2006)
Mesmo prêmio como artista solo (2024)
UK Music Hall of Fame
Estrela na Calçada da Fama em Hollywood
Calçada de Estrelas de Birmingham
Ícone Global do MTV Europe Music Awards
Academia Britânica de Compositores, Escritores e Autores (premiação)
MORDEU UM MORCEGO
Há quem diga que é lenda. Mas é verdade. Em 1982, num show nos EUA, um fã jogou um morcego morto no palco. O cantor achou que o bicho era falso e mordeu a cabeça dele. Ao perceber que era de verdade, cuspiu os pedaços do morcego e foi levado às pressas para tomar vacina contra a raiva. Sobre o episódio disse apenas:
"Não tinha gosto de nada. Só estava frio..."
O NOME DA BANDA
Segundo a história, Ozzy e o colega Tony, da recém-criada banda, estavam passando em frente a um cinema e o filme em cartaz se chamava... "Black Sabbath". Como eles buscavam um nome e um estilo musical próprio, tiveram a ideia:
"As pessoas pagam para ver isso? Para sentir medo? Pode ser que dê certo".
E deu. Muito!