quarta-feira, 30 de julho de 2025

ZAMBELLI PRESA: DEU NO "LA STAMPA" E ATÉ NO "MARTE NOTÍCIAS"

  




       Demorou um pouquinho, mas a notícia ganhou as primeiras páginas dos principais jornais do universo. A nobre (ainda) parlamentar, Carla Zambelli (PL/SP), foi presa na noite (tarde no Brasil) dessa terça-feira,29, num apartamento em Roma. Num esforço incansável e investigativo desse periodista que vos escreve, busquei as informações. A foto que ilustra esse texto, por exemplo, é do italiano La Stampa.
    Vamos aos fatos, sem enrolação: De acordo com o deputado italiano Angelo Bonelli, ao contrário do que diz a defesa da acusada e a extrema direita, Zambelli não se entregou. Ela foi capturada pelos carabinieri (a polícia local...).
    Mas como tudo aconteceu? Bonelli explicou que recebeu a localização através de um informante. O deputado repassou a dica para a polícia que checou e partiu em busca da evadida do Brasil. 
    Pra quem disse que era "intocável" por lá por ter a cidadania italiana, ela acabou se dando muito mal. Ainda segundo Bonelli, a justiça italiana deve decidir até amanhã, quinta-feira, se vai permitir a extradição. Mas a palavra final caberá à primeira-ministra Giorgia Meloni, que também é extremista de direita. Assim como Zambelli, Bozonaro...
    E a decisão de Meloni pode demoraaaaar para sair.
    No Brasil, a deputada já foi condenada, pelo STF, a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça.
    
                                CRIMES DE ZAMBELLI

    Ela é acusada de:
    --- Falsidade ideológica
    --- Coordenar invasões ao sistema do CNJ em 2023
    --- Implantação de documentos falsos (mandado de prisão contra Alexandre de Moraes)

                               PENAS

    --- 10 anos de prisão em regime fechado
    --- Perda do mandato
    --- Pagamento de 2 milhões de reais de indenização coletiva