O ministro do STF, Alexandre de Moraes, participou de um fórum do Grupo Lide no Rio de Janeiro onde fez um discurso. Sinceramente? Acho - só acho - que magistrados não deveriam dar entrevista, se pronunciar publicamente, aceitar convites para eventos que representam entidades de classes. Ainda mais em se tratando de um grupo que reúne lideranças empresariais. Deveriam só se pronunciar nos autos de um processo, justificar uma decisão para conhecimento da sociedade.
Ao ser convidado para um evento assim, seria melhor - não só ele, qualquer juiz - responder como respondeu ao inelegível e réu que quis lhe mandar um vídeo: "Declino".
De qualquer forma, falou, no fórum, sobre coisas importantes. Não citou nomes de juízes, nem precisaria, né... ao mandar um recado ao judiciário brasileiro. Veja alguns trechos:
“O juiz que não resiste à pressão deve mudar de profissão. O Judiciário cresce com a pressão, porque sua função é julgar e decidir".
"Impunidade, omissão e covardia pode parecer mais fácil, mas isso é falso. Nunca deram certo na história para nenhum país do mundo".
"Aqueles que tentarem [atentar contra a democracia] serão responsabilizados.
"O Brasil, infelizmente, tem histórico de golpismo e há 37 anos um Estado Democrático de Direito e estabilidade institucional. Não tranquilidade, mas instrumentos importantes para garantir essa normalidade".
"O principal desafio para o Brasil é a segurança: institucional, jurídica e pública".
“Democracia é o governo da liberdade com responsabilidade igual para todos. Não se pode atentar contra a democracia e, se der certo, instaurar uma ditadura, e se não der, voltar para casa como se nada tivesse acontecido”.
“Sempre tentaram confundir liberdade de expressão com liberdade de agressão. Democracia é o governo da liberdade com responsabilidade igual para todos.”