O Bruxo. Capaz de tirar som e fazer música com qualquer objeto. Não ganhou o apelido à toa. Além de buscar som em qualquer carareco, era multi-instrumentista : acordeão (onde tudo começou na infância), piano, saxofone, flauta... Também foi compositor e arranjador.
Nasceu em Arapiraca, Alagoas, em 22 de junho de 1936. Aos 11 anos, ganhou, do pai, uma sanfona de 8 baixos e começou a tocar música, a fazer história. Se apresentava em festas locais. Na década de 1950, a família se muda para o Recife e ele - e o irmão mais velho - tocavam em rádios da cidade.
Do Recife para São Paulo.
Em 1967, fazendo parte do "Quarteto Novo", acompanha Edu Lobo na música "Ponteio", vencedora do 3º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record. Aqui em terra brasilis, foram muitos os parceiros de palcos e de discos: Tom Jobim, Dominguinhos, Sivuca, Egberto Gismonti, Geraldo Vandré, Elis Regina, Fagner, Flora Purim, Airto Moreira, entre outros...
No exterior sua principal parceria (e que parceria!) foi com um dos maiores artistas de Jazz: Miles Davis. Em apresentações na Argentina, esteve com Dizzy Gillespie.
Cidadão da música e do mundo, passou por muitos países e morou em alguns lugares, como em Curitiba no começo da década de 2000. Atualmente morava no Rio de Janeiro, bairro de Bangu.
Lançou 26 discos ao longa da carreira. O último foi em 2024: "Pra Você, Ilza", álbum de jazz em homenagem à Ilza, mulher do artista, com quem foi casado por mais de 40 anos.
Em 2019, ganhou um Grammy Latino. Participou de festivais internacionais. Em 1979, esteve em Montreux.
Hermeto Pascoal morreu nesse sábado, 13 de setembro, no Rio de Janeiro, aos 89 anos. A causa da morte não foi informada.
Aqui um "álbum" de frases de Hermeto sobre a música e a vida:
"Se existe religião, a minha é a música, porque eu acho que, o que você nasce para fazer na terra, um dom divino, já é a própria religião".
"Não existe barulho. Tudo é som".
"Eu nasci música. Eu nasci com tudo!".
"Minha escola é a vida".
"Eu sou 100% intuitivo".
"Eu consigo sair de uma batalha, vencer a batalha, sem precisar brigar e matar ninguém".
"Salve, salve toda gente. Que vive e deixa viver!"
(Fonte: YouTube)
Hermeto Pascoal e Elis Regina no Festival de Montreux