domingo, 28 de setembro de 2025

"RECEITA" PARA VIVER MAIS DE 110 ANOS

                                                               



     A informação é do IGBE: No Brasil, a expectativa de vida das mulheres é de 79 anos e dos homens de 72 anos. Isso para os nascidos em 2023. Por que o IBGE usa esses dados? Para determinar o fator previdenciário e o cálculo das aposentadorias do Regime Geral da Previdência Social.
    A média do planeta é um pouco menor: Segundo a Organização Mundial de Saúde, mulheres vivem 76 anos e homens, 70.  São estudos de 2023.
    Mas como alguém pode chegar aos 117 anos? É esse mistério que os médicos procuraram desvendar ao estudar a longevidade da espanhola Maria Branyas Morera. Ela era considerada a pessoa mais velha do mundo até morrer em 2024. Causa da morte? Não houve uma descrição específica por parte da medicina. Ficamos com a bela declaração da família: "Morreu dormindo, em paz e sem dor". É o que os especialistas normalmente chamam de "causas naturais".
    Para o longo tempo de vida da dona Maria, os médicos já encontraram respostas. Elas foram publicadas na revista Cell Reports Medicine.
    Pra começar, ela tinha o que se chama de genética forte. Com o genoma de variantes  genéticas raras, ela era protegida de doenças comuns em pessoas idosas. Isso lhe deu 3 sistemas fortes: cerebral, cardiológico e imunológico. 

                         ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

    Dona Maria, ao longo da vida, seguiu a conhecida "dieta mediterrânea": Frutas, vegetais frescos, grãos integrais, nozes, legumes, azeite de oliva e peixe. Também comia 3 iogurtes por dia. Isso tudo favoreceu a saúde do intestino e a um envelhecimento saudável.

                              ATIVIDADE FÍSICA
    
    A senhora que chegou aos 117 anos não era atleta, mas manteve, ao longo da vida, o controle do peso. Já na velhice, ainda brincava com os cães da família e fazia caminhadas. Se mexia, sempre com orientação médica. 

                             OUTROS HÁBITOS SAUDÁVEIS

    Segundo os médicos, a interação social também é importante. Ela se relacionava sempre com parentes e amigos. Ainda para a saúde mental: Leitura de livros. Também tocava piano.

                         MAIS JOVEM DO QUE A IDADE REAL

    Os estudos científicos revelaram um fator surpreendente: A idade biológica de Maria Branyas Morera era 23 anos mais jovem do que a idade cronológica real.