quinta-feira, 30 de outubro de 2025

QUANDO FALO QUE TRUMP "BAIXA A BOLA" QUANDO ENCONTRA ALGUÉM FORTE PELA FRENTE

                                                 



    O poderoso chefão da Casa Branca gosta de pisar em cima de caramelos que abanam o rabinho pra ele. Só lembrar dos caso de Zé Lenski e de "El Loco Milei". Mas quando bate de frente com alguém com personalidade e com poder de negociar de igual para igual, ele baixa a bola e fica "pianinho".
    Foi o que aconteceu com o presidente Lula. O Laranjão até disse que "pintou uma química" entre ele e Luís Inácio e que eles podem fazer "negócios juntos". Também age assim quando encontra Putin e Xi Jinping.  Quem vai querer uma guerra comercial com a China? Ninguém é louco! O "Tramp" pode ser tudo, mas zelé da cuca ele não é!
    Notícias dão conta de que Xi Jinping e o Laranjão concordaram em suspender a guerra comercial por um ano (um ano!). Aí se incluem o controle de exportação de terras raras e semicondudores.  O comandante dos EUA anunciou o retorno das compras chinesas de soja e a redução de tarifas sobre produtos da China. Também prometeram se visitar...em 2026.
    A reunião (de uma hora e 40 minutos) foi ontem, quarta-feira, na Coreia do Sul.
    Só uma pequenina coisa:  O fato de os chineses voltarem a comprar soja americana de alguma forma pode trazer uma lucratividade menor ao Brasil, maior produtor e exportador de soja do mundo. Os Estados Unidos vem logo a seguir...








,