quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

MORO PREOCUPADO? POLÍCIA FEDERAL APREENDE "CAIXA AMARELA" NA 13ª VARA DE CURITIBA

                                                              






 Você deve lembrar que a 13ª Vara da Justiça Federal era a sede do comando da operação Lava Jato na então chamada "República de Curitiba". Pilhas e pilhas de notícias, horas e horas de gravação de telenotícias sempre informaram que o então juiz (ex-ministro da Justiça de Bozonaro, agora preso por ser golpista) e hoje senador da República, Sérgio Moro ( União Brasil/PR) era quem comandava as investigações. Péraí... não cabia a ele apenas julgar o que fosse investigado por autoridades competentes? 
    Poisintão... a mando do ministro do STF, Dias  Toffoli, a Polícia Federal fez uma visita ontem à 13ª para apreender documentos que trariam novas revelações sobre o modus operandi da Lava Jato. Documentos esses que o Supremo cansou de pedir à dita Vara da Justiça, mas que não foram fornecidos. 
    De acordo com o UOL, os federais encontraram uma "caixa amarela" com os tais arquivos de 2008.
    Aí entra nessa história outro personagem: o ex-deputado e empresário Tony Garcia. Ele garante que essa caixa contém gravações feitas por ordem de Sergio Moro e de procuradores, como parte de um acordo de delação naquela época. Sejamos justos com o crédito: Garcia revelou essa história, pela primeira vez, ao portal Brasil 247.
    Essas gravações envolveriam políticos e autoridades. Ao depor na Polícia Federal, Tony disse que algumas gravações tinham conteúdo "de foro íntimo" de representantes dos 3 poderes.  Por que ele fez as tais gravações? Porque fez um acordo de delação premiada com Moro, depois de ser preso numa apuração de esquema de desvio de um consórcio. 
    Mas como tudo isso veio a público? A colaboração foi mantida em sigilo por quase 20(!) anos. O Brasil ficou sabendo quando o Garcia levou ao STF uma queixa contra a atitude de Moro e de procuradores da Lava Jato.
    A defesa de Sergio Moro afirma que tudo isso é "delírio" do ex-deputado e que os relatos dele são fantasiosos. Também diz que "não há irregularidades" no processo de 20 anos atrás que levou à condenação de Tony Garcia por ter se apropriado de recursos de um consórcio.
    Pelo sim, pelo não, aguardemos para ver o que vai sair da "caixa amarela" que Toffoli vai abrir. E vai tornar público o conteúdo?
    Bora Pensar!