sexta-feira, 26 de junho de 2026

COPA 2026: BRASIL VAI ENFRENTAR O JAPÃO... UMA SELEÇÃO MUITO BOA DE TÁTICA

    



    Definido o Japão como o adversário do Brasil no mata-mata da rodada de 16avos. Como se sabe, mas sempre é bom lembrar aos mais distraídos...,  agora começa a fase do "ganhou vai para as oitavas, perdeu, volta pra casa"
    Japão assusta? Em verdade, seleção que está disputando Copa do Mundo, não deve ter medo de ninguém. Já teve comentarista do Eixo que disse, na noite dessa quinta-feira quando ficou definido o adversário do Brasil, sobre a fase anterior: "Ah, mas o Marrocos não deve ser tudo isso! Ah, mas aqueles primeiros 20 minutos que eles encurralaram o Brasil deve ter sido mais pelo nervosismo dos brasileiros do que por mérito dos marroquinos"... 
    "Nervosismo" dos brasileiros cara-pálida? A maioria é acostumada a disputar as grandes ligas europeias, champions league... Tá! E teria "nervosismo" só de um lado? 
    Algo que é básico (e que também circula na sabedoria oriental...): Não se assuste, não tenha medo, mas também não menospreze seu adversário. Tenha respeito por ele. Estude-o.
    E é isso que a seleção japonesa faz muito bem. Sem estrelas badaladas, sem grandes craques, ela avança no Mundial pela disciplina tática. Ações da defesa, meio e ataque são muito bem planejadas e estudadas. 
    Mas não é um esquema engessado. Se for preciso, há um plano B, um plano C... Depende da partida e do resultado. Contra a Holanda, o Japão empatou em 2 a 2 na primeira fase. E foi buscar o gol de igualdade faltando 1 minuto para o fim da partida. Conseguiu isso alterando o sistema de jogo.
    Ao "professor" Carleto cabe estudar o estilo japonês de disputar a Copa do Mundo. 
    Brasil e Japão se enfrentam nessa segunda-feira, 29, a partir das duas da tarde.

* A imagem tem o auxílio da I.A.