Definido o Japão como o adversário do Brasil no mata-mata da rodada de 16avos. Como se sabe, mas sempre é bom lembrar aos mais distraídos..., agora começa a fase do "ganhou vai para as oitavas, perdeu, volta pra casa" .
Japão assusta? Em verdade, seleção que está disputando Copa do Mundo, não deve ter medo de ninguém. Já teve comentarista do Eixo que disse, na noite dessa quinta-feira quando ficou definido o adversário do Brasil, sobre a fase anterior: "Ah, mas o Marrocos não deve ser tudo isso! Ah, mas aqueles primeiros 20 minutos que eles encurralaram o Brasil deve ter sido mais pelo nervosismo dos brasileiros do que por mérito dos marroquinos"...
"Nervosismo" dos brasileiros cara-pálida? A maioria é acostumada a disputar as grandes ligas europeias, champions league... Tá! E teria "nervosismo" só de um lado?
Algo que é básico (e que também circula na sabedoria oriental...): Não se assuste, não tenha medo, mas também não menospreze seu adversário. Tenha respeito por ele. Estude-o.
E é isso que a seleção japonesa faz muito bem. Sem estrelas badaladas, sem grandes craques, ela avança no Mundial pela disciplina tática. Ações da defesa, meio e ataque são muito bem planejadas e estudadas.
Mas não é um esquema engessado. Se for preciso, há um plano B, um plano C... Depende da partida e do resultado. Contra a Holanda, o Japão empatou em 2 a 2 na primeira fase. E foi buscar o gol de igualdade faltando 1 minuto para o fim da partida. Conseguiu isso alterando o sistema de jogo.
Ao "professor" Carleto cabe estudar o estilo japonês de disputar a Copa do Mundo.
Brasil e Japão se enfrentam nessa segunda-feira, 29, a partir das duas da tarde.
* A imagem tem o auxílio da I.A.
