sábado, 1 de dezembro de 2018

AI DE NÓS, POBRES CANHOTOS!

    Sim, talvez você não tenha reparado, mas nós, os canhotos, somos a minoria no mundo! Estimativas apontam que existem cerca de dez canhotos para cada grupo de cem pessoas em qualquer parte do planeta. Calcula-se que essas minoria seja de aproximadamente 500 milhões de pessoas. Mas...e aquelas que usam a mão direita de maneira "forçada" por familiares/parentes/colegas/"amigos"/mundo em geral?
    Você não sabe como é difícil a vida de um canhoto. Já reparou no esforço que fazemos nas carteiras de sala de aula feitas só pra destros? Temos que "nos deitar" e "nos entortar" em cima da carteira pra poder escrever...torneira...maçaneta...saca-rolha...câmbio de carro...tudo é pensado/feito pra quem usa a mão direita.
    Felizmente existem fábricas que já pensam em nós. Existem até lojas "especializadas" em canhotos. Em países de primeiro mundo, diga-se, mas que elas existem, existem...
    Por falar em "que elas existem, elas existem", me lembra aquele ditado sobre as bruxas. Na Idade Média, eramos considerados "bruxos", "mensageiros da morte", "enviados do capiroto". Pra "nos aquecer", a santa e amada Inquisição mandava a gente pra morrer numa fogueira...
    Médicos afirmam que o "canhotismo" tem a ver com hereditariedade: Segundo eles, há uma incidência maior de canhotos em famílias onde já existem canhotos. Eles também dizem que a "preferência manual" é geneticamente estabelecida, mas é só aos 5 anos, que a criança "percebe" se usa a mão esquerda ou a direita.
    Bom, como a gente sabe, tem canhoto gente boa, gente não tão boa. Apesar de sermos a minoria no planeta, muitas, mas muitas pessoas escreveram a História usando a mão esquerda. Veja algumas delas:

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.