Essa é, claro, uma boníssima oportunidade pra gente lembrar "que jornalista" é esse que anda pelas nossas Redações. O "investigativo" que (ainda) ganha o prêmio Esso? Ou o subserviente que lambe as botas de couro alemão do patrão?
O que diz que "investiga", ou só "cola e copia" informações oficiais? A Lava Jato é um exemplo de como se praticou "jornalismo investigativo" nos últimos anos. "Meu deuso!" (como diria minha finada Vó). Foi "investigativo" só contra os "índios". E a "cavalaria" não foi investigada. Qual era a "real intenção" do tenente Rip Masters, do cabo Rusty, e do soldado RinTin Tin?
Poizintão.... imparcialidade existe no jornalismo?
Sim! Não existe imparcialidade no jornalismo... seja pelos interesses do patrão ("a voz do dono/o dono da voz"); seja pela abordagem com que repórteres/produtores/editores dão para determinados assuntos. Aí passa muito, também, pelo caráter e pela personalidade do jornalista: Quantos não procuram "agradar/obedecer" o patrão, seja por subserviência, seja por sobrevivência ou seja por "convicção", mesmo?! Apesar de jurar "dizer a verdade, somente a verdade, nada mais do que a verdade", todo dia a gente vê profissionais omitindo fatos, informações... E não adianta vir com mimimi do tipo "nossa empresa não tem inimigos...". O bom jornalismo/jornalista é aquele que "desagrada" ambas as partes. Que tem vários "inimigos"... O desafio diário não é tentar ser "imparcial"... é ser "o menos parcial" possível...
Sobre o "Dia do Jornalista", veja o que diz o "Calendarr Brasil".
O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.
Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.
Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.
Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.