quarta-feira, 4 de setembro de 2019

ELEIÇÕES: REQUIÃO E GLEISI ERAM VISTOS COMO "INIMIGOS" DE PROCURADORES

    Nos seus sonhos mais privados, o chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, chegou a se ver como um senador da República. Pensou em se candidatar. Fez reflexões consigo mesmo. Mas, arquivou a ideia. Por enquanto. Também em seus devaneios, enxergou uma "rede se procuradores" se descompatibilizando do cargo pra concorrerem ao Senado por vários estados. Ficou tudo no desejo. Seria para as eleições de 2018. Aí veio a divulgação de mensagens.... será que essa proposta eleitoral resiste até 2022? É o que revela novo pacote de diálogos revelados pelo "The Intercept".
    Por fazerem oposição ao "modus operandi" da Lava Jato, os então senadores Roberto Requião (MDB) e Gleisi Hoffmann (PT, hoje deputada federal), eram vistos como inimigos da turma da Procuradoria.

14 de dezembro de 2016 – Chat privado
Vladimir Aras – 10:30:29 – Vc tem de pensar no Senado
Deltan Dallagnol – 12:58:02 – Obrigado pelo incentivo, mas vejo muitos poréns
Aras – 13:09:38 – Vc se elege fácil e impede um dos nossos inimigos no Senado: Requiaoou Gleisecaem
Dallagnol – 13:29:56 – Não resolve o problema. Ajuda se o MPF lançar um candidato por Estado. Seria totalmente diferente e daria trabalho, mas pode ser uma das estratégias para uma saída.
Dallagnol – 13:30:22 – No PRnão precisaria ser eu rs, mas eu apoiaria fortemente essa rede de candidatos
Dallagnol – 13:30:44 – Ou pensamos alguma saída maluca, ou estamos ferrados
Aras – 13:45:12 – Vc e Moro
Aras – 13:45:14 – Ou Carlos

Até desistir de sair candidato em 2018, Deltan refletiu biblicamente com ele mesmo:

Tenhoapenas 37 anos. A terceira tentação de Jesus no deserto foi um atalho para o reinado. Apesar de em 2022 ter renovação de só 1 vaga e de ser Álvaro Dias, se for para ser, será. Posso traçar plano focado em fazer mudanças e que pode acabar tendo como efeito manter essa porta aberta”.

    Procurados pelo "The Intercept", os procuradores não quiseram se manifestar. Através da assessoria de imprensa, reafirmaram aquilo que já vem dizendo:
    “O procurador Deltan Dallagnol se lembra de ter feito reflexões sobre esse assunto, mas não vai comentar pensamentos ou cogitações de caráter íntimo. As mensagens são oriundas de crime cibernético e têm sido usadas fora do contexto para acusações falsas”.
    O "The Intercept" afirmou que os arquivos da Vaza Jato foram entregues por fonte anônima, o que é licito no jornalismo. 
    Na rede social, o ex-senador Requião se manifestou afirmando que sente "nojo" da atitude dos procuradores. Para a deputada federal Gleisi, "fica provada que a Força Tarefa atuava como um partido político e chegou a cogitar lançar um candidato por estado."

Todos os diálogos e a reportagem você pode ler clicando aqui:
    https://theintercept.com/2019/09/03/deltan-senado-candidato/
    

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.