quinta-feira, 5 de março de 2020

AOS 100 ANOS, MORRE EX-SECRETÁRIO GERAL DA ONU, JAVIER PÉREZ DE CUÉLLAR

 

     Morreu nessa quarta-feira em Lima, no Peru, o diplomata Javier Pérez de Cuéllar, secretário-geral da ONU entre 1982 e 1991. Ele estava em casa e havia completado 100 anos no último dia 19 de janeiro. Causa da morte: Complicações de saúde.
    A diplomacia sempre fez parte da vida desse peruano. Antes da ONU, havia sido embaixador na França, Polônia, Suíça e na ex-União Soviética. Também representou o país na Unesco.
    Natural de Lima, advogado por formação, Pérez de Cuéllar foi o quinto secretário-geral da Organização das Nações Unidas. No cargo, teve papel decisivo em alguns acontecimentos como o fim da guerra Irã-Iraque, a libertação de reféns americanos no Líbano e os acordos de paz na Colômbia e em El Salvador.
    Após deixar a ONU, tentou se eleger presidente do Peru em 1995, mas foi derrotado por Alberto Fujimori que foi reeleito. Três anos antes, Fujimori havia dado um "autogolpe".
    Entre os pensamentos de Pérez de Cuéllar, está esse:
    "Hoje, a corrida armamentista desce até os oceanos do mundo e vai ao espaço sideral. É irônico que a produção de armas seja uma das poucas indústrias que estão crescendo em uma época de depressão e crise econômica".





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.