quarta-feira, 4 de março de 2020

"DO YOU SPEAK ENGLISH?" .... "PARLI ITALIANO?"



    Não dá pra se iludir: Quando o caboclo é nativo de determinada língua, os estrangeiros jamais saberão tanto quanto ele. É possível, sim, aprender muito. Mas não tudo. Dizer, por exemplo: "Fulano é fluente em inglês. Ele sabe tudo!". É uma ...meia-verdade. Pode ser fluente, mas...saber tudo, não sabe.
    Curiosidade: Quem sabe de 800 a 1000 palavras, tem um "nível básico" (se comunica com dificuldade...). De 1.500 a 2.000 é "nível intermediário" (lida com as conversas diárias, apesar da limitação de vocabulário...). De 3.000 a 4.000 palavras, é capaz de manter uma conversa fluente até sobre assuntos mais complexos. Lê jornais e revistas sem dificuldade.  Com 6.000 palavras dá pra fazer um bom trabalho científico. E...8.000 palavas já são suficientes pra qualquer pessoa se comunicar muito bem seja na terra do Tio Sam ou da Rainha. Mas quanto mais aprender, claro, melhor! (Fonte: HR idiomas).
    Qualquer terráqueo será sempre um eterno estudante de outro idioma. A cada dia estaremos aprendendo novas palavras, expressões... gírias, então, nem se fale. Ou melhor, fale...se você aprendeu. 
    É preciso, ainda, uma prática diária. Seja através de leitura, de filmes, de música, de conversação. Vá lá, que sejam de 20 a 30 minutos. Não coloque isso como obrigação, mas como...satisfação! Se achar que é "obrigado", aí vai "empacar"e falar inglês tão bem quanto o Touro Sentado.
    Sim! Existe "n" meios pra se aprender um idioma estrangeiro: escola, curso à distância, curso via computador, professor particular. Mas aqui deixo duas dicas:
    Pra quem quer aprender o ABC da terra de Shakespeare, um caminho legal é o aplicativo BBC Learning English. Você pode aprender, por exemplo, estudando com as notícias do dia...
    Italiano é uma das línguas mais bonitas do planeta. A cultura muito rica, os esportes na "Bota", a geografia, o turismo, a história (o Império Romano é considerado a maior civilização da história ocidental...), a gastronomia ("mangiare! mangiare!") são todos motivos para você se aventurar a dizer "Dio come ti amo!" para aquela pessoa especial...
    Poisintão! Um aplicativo bacana pra isso é o Duolingo. Assim como o BBC, é de graça...e lá você também pode aprender outras tantas línguas.
    Let's go! ....Avante!