quinta-feira, 9 de abril de 2020

QUARENTENA: ENTRE O IDEAL E O POSSÍVEL PARA O "BRASILEIRO COMUM", OU SEJA, A MAIORIA

    Um levantamento dos jornais "Folha de S. Paulo" e "Estado de S.Paulo" mostra que bastaram duas semanas de "distanciamento social" para que o povaréu voltasse às ruas em maior número e, nas 10 maiores capitais do país, isso representasse um movimento "quase normal". Se bem que, em verdade, vazia, vazia, nenhuma cidade ficou, né?
    Bom, vâmo lá: De acordo com um estudo da empresa "In Loco", proporcionalmente, Manaus é a capital que apresentou mais pessoas circulando nas ruas. Menos da metade da população ficou em casa. 
    Depois vêm: Fortaleza, Goiânia, Belém, Salvador e Curitiba.
    Principal motivo para que a população comece a "ganhar as ruas" em maior número? Din din, amigo(a)! Em geral, são os mais pobres. São trabalhadores informais, em sua maioria. Se "não correrem atrás", não ganham o pão de cada dia.
    Aí entra a história do coronavoucher: A demora na definição do valor, da forma de pagamento, de quem teria direito a receber....Queridos e queridas: A fome não espera!
    Apesar de todo esse drama que atinge a maior parte da população (a baixa/falta de renda), ainda assim ficar em casa, por enquanto, é o mais seguro. É o que diz a Organização Mundial de Saúde.


O DRAMA DO LOTAÇÃO: COM O CORONAVÍRUS POR AÍ, PRA MUITA GENTE NÃO TEM JEITO...É PRECISO PEGAR O ÔNIBUS LOTADO PRA IR TRABALHAR.