quinta-feira, 16 de julho de 2020

O APELO DE UMA MÉDICA NA PANDEMIA: "EVITE FESTINHAS!"

      

    Não tem sido fácil para a médica Bruna Minari fazer os plantões no hospital: Ela e os colegas enfrentam dor, suor, sede. Várias horas seguidas. De acordo com ela, os profissionais de saúde precisam vestir uma espécie de "macacão de astronauta" - que é impermeável e muito quente. A situação deles: Não conseguem tomar água, não conseguem fazer xixi. Para proteção contra o coronavírus, usam uma máscara, mais um óculos e , por cima de tudo, aquela espécie de "escudo" transparente. Aí dói o rosto, dói a cabeça, doem os ouvidos. O desabado da médica: "Passamos por tudo isso porque queremos ajudar as outras pessoas".
     No fim do dia de trabalho, quando tiram esse "traje espacial", a roupa com a qual foram para o hospital fica toda molhada de suor. Cansaço físico e emocional.
    O portal Campo Grande News publicou um apelo da doutora Bruna Minari. Ela alerta para a grande ocupação de leitos de UTI. Também pede para que as pessoas evitem festinhas, aglomerações. Que só saiam de casa se realmente precisarem. Mas usando máscara, passando álcool em gel nas mãos e, sempre que possível, lavando as mãos com água e sabão.
    “Temos muito pacientes internados. Peço de coração que vocês se conscientizem. Não só a questão da máscara e de lavar as mãos, que todo mundo já sabe. Mas evitar os encontros nesse momento, as aglomerações, as festinhas. A gente tem muitos  pacientes assintomáticos que tem o vírus. Mas a gente não sabe em quem o vírus vai se manifestar de maneira negativa e em quem vai ser de maneira tranquila. Não coloque em risco quem você ama, isso vai passar”.
    Bora Pensar! Não coloque em risco NINGUÉM! E se você se cuidar, poderá ser um a menos nos hospitais. Isso também ajudará na segurança de médicos, enfermeiros e das outras pessoas que trabalham nesses locais.