sábado, 12 de setembro de 2020

"INDIANA JONES" E OS CAÇADORES DO FILME PERDIDO

   

    O  cinema é o sonho de muita gente (com ou sem dinheiro)

    Até o começo dos 80, mais ou menos, pré-adolescentes e adolescentes que sonhavam em ser jornalista saíam por aí com um gravador "entrevistando" todo mundo: o dono da banca de jornais, o dono da quitanda, o vizinho ou a vizinha em frente....Quem pensava um dia em se tornar diretor, produtor ou ator de cinema, usava uma "super-8" (quem tinha grana pra comprar, claro...) pra fazer seus filmes domésticos. A câmera de VHS só veio um pouco depois. "Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", a piazada gravava suas películas.
    Mas...nos EUA, três amigos pré-adolescentes, no começo da década de 80, loucos pelo filme "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida", foram além, bem além:  decidiram recriar, cena por cena, esse grande sucesso de Steven Spielberg. Mas com pouquíssimo dinheiro, apenas com um equipamento básico, contaram com a ajuda dos pais e de amigos pra fazer essa, digamos , homenagem a Indiana Jones. Investiram 8 anos da juventude nesse trabalho.
    Eles assistiram apenas uma vez "Indiana Jones" e conseguiram fazer o roteiro e o storyboard. Dirigiam , produziam e atuavam. Os "atores" convidados chegavam a fazer até uns 5 papéis no filme. 
    O documentário "Raiders!: The Story of the Greatest Fan Film Ever Made" conta essa história dos 3 amigos de infância. Eles chegaram a concluir praticamente todo o filme. Teve "pré-estreia" e entrevista na televisão. Faltou só uma cena: a da explosão de um avião. Isso eles buscaram fazer 30 anos depois!
    A graça desse documentário está em várias coisas: A produção e a interpretação da gurizada (resgatando as imagens da época), as dificuldades de produção e os "efeitos especiais" (muito domésticos e perigosos). A retomada do projeto 3 décadadas depois. Um dos garotos (já adulto) afirma:
    "A gente não tinha a menor noção de perigo, de segurança. Para uma cena, pedi que me molhassem inteiro de gasolina e colocasse fogo. Gravamos e , felizmente, apagaram o fogo com um cobertor que eu tinha em casa!".
    Outra coisa legal é que Steven Spielberg liberou trechos do filme "Caçadores da Arca Perdida" para o documentário. Daí a gente pode comparar essas cenas com as gravadas pelos amigos ainda meninos e, depois, já adultos.
    O documentário está disponível na Netflix.
    Fica a dica!


ADULTOS, OS TRÊS AMIGOS FORAM RECEBIDOS PELO DIRETOR STEVEN SPIELBERG QUE DISSE TER "GOSTADO BASTANTE" DA CRIATIVIDADE DELES