sábado, 28 de novembro de 2020

GLOBO (RE)VISITA SEUS FANTASMAS COM O CANCELAMENTO DO DEBATE

    


    Uma história sem fim: Boulos com covid-19, debate com Covas marcado na televisão, mas a emissora cancela o confronto porque o "regulamento" previa: Em caso de problema de saúde de um dos candidatos, o debate será cancelado.
    O candidato do PSOL se propôs a fazer de forma "virtual" (cada debatedor em sua casa). O candidato do PSDB topou. Mas a TV barrou a ideia. Ficou "com medo" de ser "injusta" com algum dos candidatos caso acontecesse problema técnico de transmissão. Um risco remoto. Se levarmos em conta o histórico do padrão Globo de qualidade que dificilmente tem um percalço de engenharia graças à competência do seu pessoal e da qualidade dos equipamentos. 
    Pesou, em verdade, a decisão política da Vênus Platinada. Já havia um desinteresse em promover esse meio tão importante para a democracia que é o debate de ideias. No primeiro turno já não fez, sob a alegação de "cuidados sanitários" por causa do grande número de candidatos. Só pra citar dois exemplos: BAND e TV Cultura fizeram com a presença de todos e nenhum problema "sanitário" (covid-19) aconteceu...
    A falta de entusiasmo, digamos, da Poderosa com os princípios democráticos é histórico. "Vale a Pena Ver de Novo":
    Apoiou o golpe de 1964 (que estabeleceu a ditadura militar). Muitos anos depois disse que "desapoiou"... Como se adiantasse alguma coisa.
    Exibiu o programa "O Povo e o Presidente" (de 82 a 83). Um apresentador lia perguntas pra levantar a bola pro então presidente João Figueiredo.... Quer algo mais oficial do que isso???
    Em 1984 escondeu o quanto pode a campanha e a votação da emenda das Eleições Diretas.
    Fez aquela edição mandrake do debate Lula x Collor em 1989.
    Em 2014 deu espaços generosos para o ex-presidenciável Aécio Neves (PSDB) brigar pelo "terceiro turno" na eleição vencida legitimamente  por Dilma Rousseff.
    Em 2016, "abraçou" Temer e a "causa" da derrubada de Dilma Rousseff.
    Em 2018, Bolsonaro fugiu de todos os debates. Claro que não iria ao debate do segundo turno contra Fernando Haddad. O que fez a TV? Em vez de fazer uma entrevista com o candidato que se dispôs a debater, "se fingiu de morta" e acabou beneficiando justamente o candidato fujão.
    Só pra lembrar: Televisão é concessão pública. Está na lei.