domingo, 29 de novembro de 2020

É GRAVE O QUE A BAND FEZ : DIVULGOU PESQUISA INEXISTENTE QUE "AJUDA" CANDIDATO BOLSONARISTA EM PORTO ALEGRE

    


    Desde a Lava Jato e a eleição de 2018, o que mais se debateu no jornalismo brasileiro foi: combate às fake news. Não às notícias falsas. E o que faz a BAND em Porto Alegre? Divulga uma pesquisa do Datafolha, que nem foi feita, com o candidato do MDB, o bolsonarista Melo, à frente de Manuela, do PCdoB
    Depois, no site que mantém junto com o UOL, "se desculpou". Mas de forma burocrática. Na verdade, nem foi pedido de desculpa, foi um "erramos". Veja o que Jeferson Miola escreveu sobre o "erro" da BAND:

    Às 19:34h deste sábado, 28/11, a menos de 12 horas do início da votação do 2º turno, a BAND noticiou resultados falsos de uma pesquisa inexistente sobre a disputa em Porto Alegre.
Na matéria, a BAND afirmou que “pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 28”, mostra Sebastião Melo com 54% das intenções de voto e Manuela com 46%.

A BAND informou também que “a pesquisa foi feita entre os dias 27 e 28 de novembro e ouviu 804 eleitores”, e que “o número de identificação na Justiça Eleitoral é RS-03118/2020”.

Os “erros” cometidos pela BAND, facilmente comprovados mediante consulta simples à página do TSE, são gravíssimos:

1] o instituto Datafolha não registrou no TSE, como obriga a Lei, e não realizou nenhuma pesquisa eleitoral em Porto Alegre em todo ano de 2020, conforme página do TSE. A BAND, portanto, noticiou a existência de uma suposta pesquisa que, na realidade, não existe;

2] o número de identificação – RS-03118/2020 – citado pela BAND como se fosse do registro da suposta pesquisa Datafolha corresponde, na verdade, à pesquisa registrada pelo IBOPE no TSE em 18/11/2020 e cuja divulgação ocorreu em 24/11/2020.

Aparentemente, não se tratam apenas de erros ou de inconsistências jornalísticas, mas sim da construção de notícia fraudulenta com nítidas intenções político-eleitorais.

A divulgação da pesquisa falsa pelo grupo de comunicação/BAND ocorre no momento em que todos levantamentos detectam virada eleitoral em Porto Alegre, com a perspectiva de vitória da candidata Manuela D’Ávila, da chapa PCdoB/PT.

Neste mesmo sábado, dia 28/11, foi divulgada pesquisa IBOPE – esta sim real e legalmente registrada – que mostra a virada eleitoral e a trajetória ascendente da Manuela com 51%.

Curiosamente, a BAND divulgou uma notícia inexistente com dados favoráveis ao candidato do Bolsonaro em Porto Alegre, Sebastião Melo, mas não noticiou a verdadeira pesquisa feita pelo IBOPE, que mostra Manuela na frente na véspera da eleição.

Não é mera coincidência, também, que a notícia farsesca construída pela BAND tenha sido estampada no facebook do candidato bolsonarista que, após repercussão negativa da farsa nas redes, apagou a postagem.

É lamentável que um grupo de comunicação atue como partido político e interfira na eleição com o objetivo de fraudar a soberania popular.

A justiça eleitoral tem o dever de punir urgentemente os responsáveis pelos graves crimes perpetrados.

    Veja, abaixo, o texto publicado pelo UOL:

Diferente do que foi publicado anteriormente pelo Band.com.br, não houve pesquisa de intenção de voto para o segundo turno de Porto Alegre (RS) do instituto Datafolha divulgada neste sábado. Segundo a pesquisa do Ibope publicada neste sábado, a candidata Manuela D'Avila (PCdoB) lidera com 51% dos votos válidos, enquanto Sebastião Melo (MDB) tem 49%.

Para este levantamento, o Ibope conversou com 805 pessoas entre os dias 27 e 28 de novembro. Encomendada pela RBS TV, a pesquisa foi registrada no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) sob o protocolo RS-05561/2020.