quarta-feira, 18 de novembro de 2020

VEREADORES NEGROS VÃO OCUPAR 44% DAS CADEIRAS DAS CÂMARAS MUNICPAIS DO BRASIL A PARTIR DE 2021

   


    Em 25 capitais que tiveram eleições nesse domingo (Macapá não teve por causa do apagão), o número de negros eleitos vereadores cresceu em relação a 2016. Ao todo eles serão 44% dos legislativos das capitais em todo o país. Palmas (Tocantins) teve a maior quantidade de pessoas negras eleitas: Das 18 cadeiras, apenas uma será ocupada por uma pessoa branca.
    No sul do Brasil, apenas Florianópolis não elegeu nenhum negro. Serão 23 cadeiras ocupadas por brancos. Em Porto Alegre e em Curitiba, 11% são negros.
    Sobre as prefeituras, um dado importante: Em todo o país, pouco mais de 32% dos prefeitos eleitos no primeiro turno são negros. Mas ainda é pouco, se levarmos em conta que eles representam 56% (negros e pardos) da população brasileira. Em relação a 2016, houve um pequeninho avanço: Há 4 anos os prefeitos negros eleitos somaram 29,2%.
    A capital paranaense fez história ao eleger a primeira vereadora negra: Carol Dartora (PT) com 8.874 votos, a terceira mais votada entre todos os candidatos. Também foram eleitos outros dois vereadores negros: Herivelto Oliveira (Cidadania) com 6.441 votos, e Renato Freitas (PT) com 5.097 votos.
    Veja o gráfico com os percentuais de negros nas câmaras das capitais:

    
(fonte: TSE)

Em Curitiba, os negros eleitos têm atividades profissionais diferentes: Carol é professora e historiadora formada pela UFPR. Herivelto também é formado pela UFPR mas é jornalista profissional. Renato é advogado e mestre em Direito igualmente pela UFPR.


Carol e Renato são do PT


Herivelto é do Cidadania