quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

"PEDE-SE UM MARIDO": COM JAMES STEWART , "A FELICIDADE NÃO SE COMPRA" NO CASAMENTO

    

     James Stewart definiu um "tipo" no cinema: Era mestre em interpretar o cidadão comum; o homem desajeitado; de fala insegura. Perfil simples, caráter integro. São marcas de muitos personagens que "incorporaram" no astro que nunca acreditou no estudo como forma de "lapidar" um ator. Seu método era: trabalhe, trabalhe, trabalhe. Você aprende fazendo.
    Entre tantas produções está uma que lhe deu um Oscar de melhor ator: "Núpcias de Escândalo", em 1941. Fez filmes com o diretor Alfred Hitchcok (entre eles, "Janela Indiscreta", 1954), e também aquele que muitos o consideram como o filme "da vida deles": o extraordinário "A Felicidade Não Se Compra" (1946, direção de Frank Capra). 
    Entre tantas interpretações ótimas de Stewart, destaco, aqui Bill Smith, que ele viveu na comédia romântica "Pede-se um Marido" (1941, direção de Clarence Brown). Por que estou falando desse filme? Porque é um belo clássico que você pode assistir DE GRAÇA no YouTube, com som original e legendas. 
    O título não ajuda muito. Em Portugal também não. Lá deram o nome de "Compra-se Um Marido". Se bem que....na verdade, pelo enredo, o nome português tem mais a ver com o filme. É a história de um casamento por conveniência: entre uma bela mulher austríaca, Johnny Jones (Hedy Lamarr), que não tem a cidadania americana e que precisa - com urgência - de um marido pra evitar a deportação, com um escritor falido, que não consegue vender seus livros pra ninguém, nem, evidentemente, pagar as contas. Ele é Stewart.
    Muito correto, a princípio ele não concorda com a proposta de Jones: Eles casariam e ela pagaria as contas dele.  Mas, o escritor acaba cedendo com a condição de que ele iria devolver, um dia, tudo o que ela gastou. No começo, não existia amor. Só interesse, de "ambas as partes". Mas você já tem uma ideia, claro, do rumo que o enredo vai tomar...
    Hedy Lamarr foi considerada, da década de 40, por Hollywood, como a "Mulher Mais Bonita do Mundo". O rosto da atriz inspirou Walt Disney a fazer a Branca de Neve. Era austríaca de nascimento e mudou para os EUA pra fugir do nazismo. Ganhou a cidadania americana quando tinha 38 anos.
    Era tão inteligente quanto bonita. Considerada dona de uma mente brilhante, foi inventora e criou um equipamento que viria a ser o "precursor" do telefone celular. Invenção que ajudou muito os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Morreu em 2000 aos 85 anos.
    Já James Stewart - que além de ator também serviu na Força Aérea Americana durante a Segunda Guerra. Chegou ao posto de coronel. Morreu aos 89 anos.
    Stewart disse um dia: "Eu acho que uma das principais coisas que você tem que pensar sobre quando atua nos filmes, é não tentar fazer um show de atuação. Seja você!"
    Lamarr falou: "Eu sou uma uma inimiga jurada da convenção. Eu desprezo o convencional em qualquer coisa, até mesmo as artes".


A "Branca de Neve" em pessoa...