quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

CURITIBA: 100 MIL CONTAMINADOS PELA COVID...."PARABÉNS" AOS ENVOLVIDOS!!!

   


     Nessa quinta-feira, 17, Curitiba ultrapassou a marca de 100 MIL CONTAMINADOS PELA COVID-19. São exatos 100.482 infectados desde o começo da pandemia lá no já distante março...Mortos? Hoje foram mais 23 mortes. Idades entre 57 e 93 anos. Novos casos: 1.012.
    Ocupação das UTIS: 87%.
    E agora, senhor prefeito e vereadores e vereadoras?! Que papelão, hein?! Um estudo aprofundado do Grupo de Pesquisa em Sociologia e Políticas Sociais, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná, em resumo diz o seguinte: Se Curitiba tivesse feito um "lockdown" lá no começo da pandemia, esse caos na saúde teria sido evitado. O prefeito (pergunto: atendendo aos interesses dos grandes empresários? das empresas de transporte coletivo?) nunca fechou realmente a cidade. Ficou naquele "aperta...afrouxa...". Mais afrouxou do que apertou. De acordo com os pesquisadores, autoridades buscaram mais o tratamento da doença do que a prevenção
    Não foi tentado, de uma forma mais efetiva, barrar a chegada do coronavírus à cidade. A avaliação era a de que "dava pra tocar a vida econômica" se as pessoas se cuidassem. Não deu. E não adiantou (nem vai adiantar...) fazer pedidos que chegam a ser "patéticos" de autoridades para que as pessoas "colaborem"... "que usem máscara...". Só isso não resolve. Se todo mundo ajudasse, o problema seria bem menor. A grande maioria só entende se baixar um decreto. Se parar "na marra".
    A Alemanha, por exemplo, vai deixar tudo fechado até 10 de janeiro. Por que  não dá pra fazer algo parecido aqui? 
    Por falar nisso, meu Deus! Bem nesse dia em que se registram 100 mil contaminados, a Prefeitura de Curitiba vai autorizar que o comércio funcione no domingo antes do Natal.
    Se existe vida extraterrestre, os E.T.s devem estar incrédulos com o que veem e estão se perguntando:
    "Vocês têm certeza de que há vida inteligente no Brasil...no Paraná....e em Curitiba???"