segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

"MEDO E DESEJO": É O PIMEIRO FILME DE STANLEY KUBRICK...E O DIRETOR TEVE DESEJO DE ESCONDÊ-LO!

    

Nos anos 50, Kubrick já fez uma selfie...


    Em 1952, o ainda muito jovem Stanley Kubrick (com apenas 24 anos) escreveu, produziu, dirigiu e editou "Medo e Desejo"( Fear And Desire). Mas a primeira vez ele quis esconder... Aquele que viria a ser considerado por muitos como o maior diretor de todos os tempos, achava "Medo" um "filme menor". Mas o filme é bom...Claro que a realização deve ter sido feita com baixo orçamento. Percebe-se isso no resultado final. No entanto, já dá pra notar o jeito "Kubrick de ser" principalmente nos diálogos quando se discute "a razão de matar e viver". Os enquadramentos também são bem interessantes. Em algumas "tomadas" os atores falam frases diretamente para a câmera.
    O enredo trata da história de 4 militares que sofreram um acidente de avião em terras inimigas. Todos estão bem e querem descobrir um jeito de voltar pra casa. Curiosidade: O país de onde eles são não é identificado. Nem o país inimigo onde eles foram parar. 
    Os quatro soldados buscam a região da fronteira que fica a algumas milhas de distância. No caminho encontram uma camponesa que acaba mudando o rumo da história...
    E pensar que, um diretor consagrado como Stanley Kubrick (1928-1999) que comandou entre outros, "Spartacus", "Lolita", "Dr. Fantástico", "2001, Uma Odisséia no Espaço", "Laranja Mecânica", "O Iluminado" e "Nascido Para Matar", viria a ter vergonha do primeiro filme dele.
    Por muito tempo, Kubrick tentou impedir toda e qualquer exibição oficial. Ele o descrevia como "um pequeno filme amador" e afirmava que "as ideias que nós tínhamos eram boas, mas nós não sabíamos como dar vida a elas".
    Importante: "Medo e Desejo" você pode assistir de graça no YouTube. Com somo original e legendas em português.